domingo, 26 de junho de 2022

GRV realiza segunda etapa de treinamento para equipes da Defesa Civil

Equipes operacional e administrativa da Defesa Civil aprenderam técnicas de socorro a vítimas em diversas situações
 

(Foto: Divulgação)

Dando continuidade ao ciclo de capacitação, o efetivo da Defesa Civil participou nesta quinta-feira (23) da segunda etapa do treinamento ministrado pelo Grupo de Resgate Voluntário (GRV), entidade filantrópica parceira do órgão. Desta vez, equipes operacional e administrativa da Defesa Civil aprenderam técnicas de socorro a vítimas em diversas situações, além da forma ideal de sinalização do local de acidente ou incidente.

O agente Ricardo Tomaz, que atua diariamente na operacionalidade atendendo aos mais diversos tipos de chamados que chegam para a Defesa Civil, avaliou que as técnicas aprendidas nos treinamentos irão somar em sua rotina profissional. “Saímos todos os dias para ações na rua. Durante um chamado para corte de árvore, por exemplo, podemos nos deparar com uma pessoa passando mal ou com um acidente. Após o curso eu sei que estou pronto para agir também nesses casos”, disse.

O GRV doou uma padiola, ou prancha, para a Defesa Civil. O equipamento, uma espécie de cama de lona portátil em que se transportam doentes ou feridos, irá possibilitar que, caso haja necessidade, em situações de emergência, os agentes atuem no socorro a vítimas.

“Podemos ser surpreendidos a qualquer momento com situações em que pessoas precisarão de algum tipo de socorro. Temos que estar preparados, toda a nossa equipe, para auxiliar num momento como este. Somos muito gratos ao GRV por compartilhar todo o conhecimento e experiência de sua equipe conosco. E muito gratos também pelo presente que recebemos. Essa padiola irá compor nossa viatura”, agradeceu o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

Certificados — Todo o efetivo da Defesa Civil recebeu certificado da primeira etapa da capacitação, realizada no último dia 8, quando o treinamento esteve focado em primeiros socorros.

AsCom


Nenhum comentário: