Deterioração é nítida em diversos pontos / Rodrigo Silveira
Há 10 anos, a ex-prefeita Rosinha Garotinho sonhou com o Centro da cidade de Campos revitalizado. Obras foram feitas no Calçadão Francisco de Paula Carneiro e entorno, porém, o projeto não foi finalizado. O tempo passou, e o que foi feito vem se deteriorando. Hoje, o que se tem é um retrato feio da área que é um dos cartões postais: o centro histórico. Nesta sexta-feira (15), representantes das entidades comerciais participaram de uma reunião com o prefeito Wladimir Garotinho. No encontro, entre uma série de pedidos, constou uma nova revitalização da área. Wladimir, segundo o site da Prefeitura, sinalizou positivamente para o atendimento de algumas demandas.
Presidente da CDL, Edvar Júnior / Rodrigo
Silveira O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Edvar Freitas Chagas Júnior, destaca: “Queremos o mínimo pelo Centro, pelo menos. Lâmpada queimada, que seja feita a troca. Vaso sem planta, ou coloca a planta de volta ou tira o vaso. Bancos quebrados o mesmo, tira ou troca. Queremos uma atenção pelo Centro da cidade. A gente sabe que o projeto da mãe do prefeito de colocar a fiação por debaixo subterrânea está complicado, tudo bem, que fique mais para a frente. Porém, o Centro precisa de uma atenção rapidamente. É o cartão postal e a cara da cidade”.
Não é só os comerciantes que cobram uma atenção, quem circula pelo Centro também repara. “Não é de agora que o Centro está feio, sujo, com tudo quebrado. Mesmo com toda essa arquitetura maravilhosa, é difícil achar beleza. Para quem é de fora de Campos, como eu, o que chega é que a cidade é rica com o petróleo. Está difícil levar essa impressão”, diz André Cunha, que foi transferido recentemente da Região dos Lagos, para uma agência bancária.
A questão no momento não é somente os fios que teriam que ser subterrâneos (que a Enel sempre diz que a distribuidora não teve participação na obra), o que os comerciantes pedem é uma reforma básica. São calçadas quebradas, ralos sem tampões, bancos quebrados, desordem, vasos sem planta ou servido de lixeiras. Em 2012, a Prefeitura começou a transformação da área com uma obra de R$ 65,4 milhões, que não terminou. A previsão de conclusão era de três anos.
Ação - Recentemente, várias ruas da área central passaram por trabalho de recapeamento. A Prefeitura também informa que está trocando lâmpadas queimadas.
Reunião com Wladimir deixa comerciantes esperançosos
Prefeito recebeu representantes do setor / Divulgação
Quanto à reunião dos presidentes das entidades que representam o comércio com o prefeito Wladimir, o grupo entregou um documento com reivindicações do setor. Além da revitalização do Centro, constavam ainda pedidos para uma novo Refis do IPTU e outros tributos municipais, além de incentivos para que os estabelecimentos comerciais do Centro possam ser alugadas para microempreendedores individuais (MEI).
O documento destaca que o Refis é necessário por “não ter sido possível para muitos contribuintes o pagamento do IPTU e de outros tributos municipais no ano de 2021, relativos a este exercício e de outros anteriores, bem como o pagamento em cota única do IPTU de 2022”.
As entidades reivindicam, ainda, a criação de incentivos, como IPTU Verde, para investimentos sustentáveis no comércio de Campos.
De acordo com a CDL, o prefeito acenou com a possibilidade de atender algumas reivindicações. Nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (18). O presidente da CDL, Edvar Júnior, considerou a reunião proveitosa. “Foi uma reunião marcante, pois o prefeito considerou bastante razoável o conjunto reivindicatório”, afirmou Edvar Júnior.
Participaram da reunião ainda os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu; do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Samuel Sterck; e da Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Expedito Coleto. Também estava presente o presidente da Federação das CDLs do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida.
Fonte:Fmanhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário