Entidades também pedem incentivos para que lojas do Centro possam ser alugadas para microempreendedores individuais
Por Redação
(Fotos: César Ferreira/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)
Entidades que representam o comércio de Campos se reuniram nesta sexta-feira (15) com o prefeito Wladimir Garotinho, quando entregaram um documento conjunto, no qual listam reivindicações como um novo Refis do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de outros tributos municipais, além de incentivos para que lojas do Centro possam ser alugadas para microempreendedores individuais (MEIs).
Participaram do encontro os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Edvar de Freitas Chagas Júnior, da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Leonardo Abreu Castro, do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), Samuel Sterck, e da Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Benedito Coleto. Também estava presente o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), Marcelo Mérida.
Por parte do município além do prefeito Wladimir Garotinho participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust e o de Mobilidade Urbana, Cláudio Valadares.
O documento destaca que o Refis é necessário por “não ter sido possível para muitos contribuintes o pagamento do IPTU e de outros tributos municipais no ano de 2021, relativos a este exercício e de outros anteriores, bem como o pagamento em cota única do IPTU de 2022”.
Aponta o documento a necessidade de incentivar a construção e a reforma de imóveis autossustentáveis, com adoção de sistema de energia solar fotovoltaica, captação de água da chuva e sua utilização, coleta seletiva de lixo, telhado verde entre outras medidas de sustentabilidade, de forma a equilibrar o meio ambiente e meio urbano. Esse incentivo poderia vir na forma de um IPTU-Verde.
No mesmo documento é reivindica ainda a adequação da atuação da Guarda Civil Municipal a Lei n.º 13.022 de 2014, de modo a garantir maior segurança à população em geral e, em especial, ao comércio de rua do município.
O prefeito Wladimir Garotinho acenou com a possibilidade imediata de atentar à maioria dos itens reivindicados, e uma reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (18), na sede da CDL, para discutir pontualmente as demandas com a presença de agentes do município.
O presidente da CDL considerou a reunião altamente proveitosa e disse que o prefeito mostrou-se receptível a maioria das reivindicações.
“Foi uma reunião marcante, pois o prefeito considerou bastante razoável o conjunto reivindicatório, e vamos avançar na reunião na próxima segunda-feira”, disse Edvar Júnior.
Fonte:Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário