Há pelo menos dois anos e quatro meses, Campos não registrava um índice de emprego tão elevado quanto em maio (+1.858), segundo dados do Novo CAGED compilados pela Firjan por meio da plataforma Retratos Regionais. Com isso, o município figurou como o segundo do estado que mais abriu novas oportunidades, registrando saldos positivos em todos os grandes setores da economia – com destaque para Indústria e Construção (+678), maior contratante do mês.
“Depois de algumas oscilações neste ano, Campos se recuperou com recordes, o que nos traz um grande otimismo para o restante do ano. A agroindústria teve um aumento natural neste período de colheitas, mas é importante destacarmos também a elevação dos empregos na indústria e em todos os grandes setores, o que demonstra que se trata de um crescimento consistente”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
O último mês em que a cidade registrou patamar próximo ao de maio deste ano foi em maio do ano passado (+1.495). Dessa forma, o número de agora foi maior do que a soma dos saldos de emprego dos últimos 11 meses (abril de 2022 a junho de 2021). Além da Indústria e Construção, Agropecuária (+630), Serviços (+519) e Comércio (+31) abriram mais vagas do que fecharam. Já entre as atividades que mais abriram vagas está o “Cultivo de cana-de-açúcar (+449). Na Indústria, o destaque é “Fabricação de produtos alimentícios” (+383).
Ainda no Norte Fluminense, Macaé foi a sétima cidade do estado em geração e empregos (+580), mantendo, assim, o recorde de não registrar saldo negativo desde 2020. O setor de Serviços foi o que mais abiu vagas (+327), e entre as atividades está a de “Apoio à extração de petróleo e gás” (+177).
Já no Noroeste, Itaperuna foi o terceiro município fluminense que mais abriu postos de trabalho em maio (+1.577), graças à Indústria e Construção (+1.571). Entre as atividades, a Construção de Edifícios foi a que mais contratou (+1.303).
Campos e Macaé como destaques do ano
O estado do Rio de Janeiro abriu, em maio, 20.226 novos postos de trabalho formais, com todos os grandes setores econômicos apresentando saldo positivo. O setor de Serviços (+10.093) foi o que mais abriu vagas, seguido de Indústria e Construção (+7.588), Comércio (+1.555) e Agropecuária (+990).
Ao todo, 72 das 92 cidades fluminenses registraram saldo positivo em maio. De janeiro a maio, o estado do Rio acumula saldo positivo de 77.648 novos postos de trabalho formais. Nesse período, 77 das 92 cidades fluminenses apresentaram aumento de contratações entre janeiro e maio, com destaque para Capital (+38,7 mil), Niterói (+4,0 mil), Macaé (+3,2 mil), Duque de Caxias (+3,1 mil) e Campos dos Goytacazes (+3,0 mil).
Plataforma Retratos Regionais
A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.
Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.
A plataforma pode ser acessada através deste link: https://bit.ly/2WunK6l.
Felipe Sáles
Assessor de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário