quinta-feira, 14 de julho de 2022

Quase 2 mil urnas chegam à Justiça Eleitoral de Campos

Caminhão com equipamentos foi escoltado pela PRF e urnas estão guardadas no auditório da Justiça Eleitoral de Campos

 

Foto: Carlos Grevi

Com uma escolta da Polícia Rodoviária Federal, 1.700 urnas para a Eleição Geral de Outubro, chegaram a Campos, nesta quarta-feira (13). O caminhão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) chegou da capital fluminense e foi direto para a sede da Justiça Eleitoral, em Campos, no cruzamento da Avenida Hélion Póvoa com Alberto Torres, no Centro.

Diferente dos outros anos, os equipamentos vão ficar acondicionados no auditório do prédio sob vigília da Polícia Militar e administração da 98ª Zona Eleitoral. Nas eleições das últimas décadas, os aparelhos eram direcionados a um polo eleitoral que funcionava, normalmente, no auditório do campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF).

De acordo com o chefe de cartório, Marcelo Bessa, a partir do fim do prazo para os registros oficiais de candidaturas, em setembro, as urnas serão inseminadas com os dados dos políticos e dos eleitores. “Em cerimônia pública a ser marcada pelas zonas eleitorais, em meados de setembro, a realização da inseminação e lacração das máquinas consiste na etapa final de preparação das urnas antes do primeiro turno das eleições deste ano, que acontece em 2 de outubro”, frisou Bessa.

Outra novidade desta eleição é que após a votação, as urnas permancerão em Campos. Nos anos anteriores, elas voltavam para a sede do TRE, na capital.

Marcelo Bessa é chefe de cartório – Foto: Silvana Rust

De acordo com Bessa, após inseminação, as urnas serão distribuídas para cinco municípios do Norte e Noroeste Fluminense: São Fidélis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Italva. Nas eleições gerais de 2022, o estado do Rio de Janeiro terá 29 polos de armazenamento das urnas dos 92 municípios e a sede da Justiça Eleitoral, em Campos, é um destes polos.

Mesários

A Justiça Eleitoral começou a convocar, no dia 5 de julho, os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro. No pleito deste ano, cerca de 2 milhões vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos.

As pessoas que se inscreveram para trabalhar como mesários ou que foram convocados para prestar o serviço no dia da eleição vão receber um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física ou por aplicativo de mensagem e e-mail. O critério de comunicação será estabelecido por cada tribunal regional eleitoral (TRE).

Foto: Carlos Grevi

Após a convocação, os mesários passarão por um treinamento virtual, no qual receberão informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir.

Eleição

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Terceira Via/Show Francisco

 

Nenhum comentário: