quinta-feira, 28 de julho de 2022

Traficante campista com suspeita de ligação internacional é preso em Vila Velha

Jovem conhecido como Vasco era responsável pelo abastecimento de drogas de uma facção que atua em Campos


Policiais Civis da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, em ação conjunta com a Polícia Civil do Espírito Santo, prenderam na manhã desta terça-feira (27), em Vila Velha, no estado vizinho, R.R.N., conhecido como Vasco, de 29 anos. Ele é apontado como um dos principais traficantes de Campos, responsável pelo abastecimento de drogas de diversas comunidades do município. Em coletiva, o delegado titular da unidade, Pedro Emílio Braga revelou que a prisão foi possível após a interceptação de uma van com mais de R$ 1 milhão em drogas e da apreensão de entorpecentes em uma refinaria, ambas ocorridas no início do mês e que possibilitaram traçar o fluxo da droga, que teria ligações com o tráfico internacional. Ainda de acordo com o delegado, o suspeito é de Campos, do Parque Califórnia.

Durante a coletiva, realizada na tarde desta terça, na 146ª DP de Guarus, Pedro Emílio contou que, após as ocorrências de interceptação da van e da refinaria, foi possível mapear o fluxo das drogas e também quem seria o fornecedor da carga de entorpecentes para uma determinada facção que atua em Campos. As investigações apontam ainda que Vasco tem relações com traficantes de outros países da América do Sul e que essa droga era distribuída por diversos estados, no Brasil.


“Vale lembrar que foram 30kg de cocaína, 30kg de crack e mais 40kg de maconha, apreendidos naquela ocasião, sendo de propriedade desse indivíduo que, a partir de levantamento de inteligência e outras investigações levadas a efeito na nossa unidade, possui capilarizações, inclusive, internacionais. Uma pessoa que possui relações com fornecedores de outros países do nosso continente e, uma vez na posse dessas cargas adquiridas, realiza a distribuição para pontos diversos, em estados diversos do nosso país”, disse o delegado.

Os policiais conseguiram descobrir o local onde Vasco estaria morando, em Vila Velha, no Espírito Santo, após duas semanas de mapeamento, mas, quando chegaram ao local, o suspeito já teria mudado para outra residência. Após diligências, ele foi preso na rua.

“Na data de hoje, cumprindo ordem de busca e apreensão, na Comarca de Vila Velha, no Espírito Santo, essa ocorrência, contando com apoio da Polícia civil do Espírito Santo, obtivemos êxito em prender o indivíduo conhecido como Vasco, apontado como proprietário dessas cargas, o principal gestor dessa atividade de fornecimento de entorpecentes na nossa cidade”, acrescentou o Pedro Emílio.

Ainda segundo o delegado, Vasco já tem condenação por tráfico e a investigação que culminou em sua prisão nesta terça, continua em aberto. Ele tem diversas passagens por tráfico e estaria foragido desde 2019, quando saiu do Presídio Frederico Marques, em Bangu, para o dia das mães e não retornou.

“Esse indivíduo possuía mandado de prisão em aberto, se encontrava foragido há quatro anos, possui sentença condenatória transitada em julgado contra si, mas ao se aproveitar de um benefício penal, não retornou, estando foragido. Era um indivíduo muito procurado no nosso estado e no Espírito Santo, sobretudo pelas forças de segurança do Norte do Estado e hoje conseguimos levar ao êxito total desse trabalho investigativo”, finalizou o delegado.

Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: