terça-feira, 13 de setembro de 2022

Agências bancárias de Campos passarão a contar com intérpretes de Libras para atender pessoas com deficiência auditiva

Instituições financeiras terão 180 dias para se adequarem à nova determinação

(Foto: Arquivo/Silvana Rust)

Pessoas com deficiência auditiva passarão a contar com o auxílio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou de sistemas que integrem e supram essa função no atendimento em agências bancárias de Campos. O direito é garantido pela lei nº 9.197, sancionada no dia 25 de agosto pelo prefeito Wladimir Garotinho e publicada no Diário Oficial do Município no último dia 8.

O Município conta com cerca de 35 agências bancárias que terão 180 dias para se adequarem à determinação. A instituição que não cumprir a lei, pode ser multada em R$ 10 mil, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência. De acordo com a publicação, o valor da multa será reajustado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia – IBGE.

É considerado intérprete de LIBRAS, profissional capacitado ou com habilidade em processos de interpretação de sinais, tendo proficiência em tradução e interpretação de LIBRAS e da Língua Portuguesa, e competência para realizar interpretação das duas línguas de forma simultânea ou consecutiva.

Caso a agência opte pela adequação digital, deve ser feito através de atendimento virtual por meio de um aplicativo, ou Central de LIBRAS, que à distância faça a mediação do surdo com o intérprete da LIBRAS, que pode estar instalado em computador conectado à internet ou dispositivo móvel. O atendimento deve ser realizado de acordo com horários de funcionamento das agências bancárias, sempre em local de fácil acesso e com sinalização.
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes/Show Francisco

Nenhum comentário: