quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Começa nesta quinta em Campos o V Seminário da cana-de-açúcar

Evento visa preparar as próximas safras e trazer novas tecnologias para os produtores

(Foto: Divulgação)

Acontece nesta quinta (29) e sexta-feira (30), o “V Seminário da Cana-de-Açúcar Asflucan-RJ”, promovido pela Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan). O evento terá início às 20h desta quinta, com a abertura oficial e posteriormente será proferida a primeira palestra, sobre o mercado de derivados da cana. O palestrante será Antonio de Pádua Rodrigues, diretor da Única (União das indústrias da Cana-de-açúcar). O evento que acontece na Universidade Rural, tem o objetivo de apresentar aos produtores rurais novas técnicas, tecnologias e maquinários que visam otimizar a produção de cana e também levar ao conhecimento das autoridades presentes as necessidades do setor.

O evento vai contar com prefeitos e secretários de agricultura de seis municípios produtores de cana: Campos, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Carapebus, Cardoso Moreira e São João da Barra, além de ter como um dos convidados, o governador Cláudio Castro, cuja presença ainda aguarda confirmação.

Tito Inojosa – Presidente da Asflucan (Foto: Silvana Rust)

O presidente da Asflucan, Tito Inojosa, ressalta que a programação foi pensada para atender a atual demanda do setor. “Pensamos em discutir assuntos que vão despertar o interesse do produtor de cana de açúcar, que é o nosso principal parceiro. Apresentar a ele opções de cultivo, demonstração prática de máquinas e equipamentos agrícolas que podem ser usados no campo. Também colocamos em prática as condições climáticas e vamos discutir ações necessárias para a malha dos canais em estruturas já existentes na região”, comentou.

O Norte Fluminense tem forte tradição no cultivo da cana, para o próximo ano o setor sucroenergético irá ganhar mais um reforço, está prevista a retomada da unidade Paraíso Coagro, localizada em Tócos na Baixada Campista.

“Um investimento privado de 50 milhões de reais, que vai possibilitar a geração de 1500 empregos dando preferência a mão de obra local. Estamos na expectativa de aumentar o cultivo para atender também a este novo empreendimento e impulsionar cada vez mais o agronegócio na região”, disse.

As novas tecnologias também terão espaço na exposição de máquinas agrícolas. Na produção canavieira, o uso do drone, por exemplo, tem sido um aliado, especialmente na aplicação de herbicidas e fertilizantes. “Na nossa região, nós ainda utilizamos pouco as tecnologias. Mas, essa é uma oportunidade para o pequeno produtor conhecer equipamentos que podem vir a ser instrumentos facilitadores na lavoura”, finaliza Tito.

Variedades, como a cana-energia, serão apresentadas durante o evento. A cana-energia é geneticamente modificada para atender à produção de biocombustível e na geração de energia renovável. Por se tratar de uma cana com mais fibra e menos teor de sacarose, ela atende com mais eficácia a produção energética, não sendo adequada para a produção de açúcar. Esta variedade se desenvolve bem em ambientes mais secos, o que pode ser interessante para os produtores locais.

Confira a programação completa do evento:

Terceira Via/Show Francisco


Nenhum comentário: