quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Juiz eleitoral reforça a confiabilidade das urnas eletrônicas

Somente em Campos, 1090 equipamentos serão utilizados nas eleições de 02 de outubro

POR CLÍCIA CRUZ
Urnas de Campos sendo inseminadas (Fotos: Silvana Rust)

Desde a última segunda-feira (19), as urnas eletrônicas do pólo de Campos estão sendo inseminadas, isto é, está acontecendo a inserção de dados dos candidatos e dos leitores das zonas eleitorais correspondentes a cada equipamento e local de votação. Nesta quinta-feira (22), está acontecendo a inserção de dados de 189 urnas da 129ª Zona Eleitoral, em Campos e 94 equipamentos da 35ª Zona Eleitoral, do município de São Fidélis. O processo executado por técnicos especializados está sendo acompanhado pelo juiz da 129ª Zona Eleitoral, Rodrigo Moreira Alves.
Juiz da 129ª Zona Eleitoral – Rodrigo Moreira Alves

O magistrado que acompanha o trabalho explica como se dá o processo. “A inseminação é a inserção do software que vai operar as urnas, a gente também carrega as urnas com o material que vai colher os votos que serão depositados nas urnas pelos eleitores, depois nós vamos colher essas mídias para a apuração final do processo eleitoral. Tudo isso vem em material lacrado, e todo o processo passa por várias etapas de segurança e essas etapas todas, são justamente para garantir a confiabilidade do processo”, diz o juiz.

O juiz também diz que a urna eletrônica é confiável. “Sem dúvida, essas urnas já são utilizadas há décadas e elas já foram responsáveis por eleições de pessoas dos mais diferentes partidos, dos mais diferentes espectros políticos, nos últimos dois mandatos presidenciais, foram eleitos presidentes de diferentes partidos, e como eu disse, é um processo que observa várias etapas de segurança, assegura o magistrado.

Com relação às notícias falsas veiculadas nas redes sociais, as famosas “fake news”, o juiz alerta: “Se você se depara com uma notícia que é pouco usual, se você se surpreende com ela é bom você aferir, verificar a fonte da informação, buscar aquelas fontes profissionais de informação, o jornalismo profissional”, ressalta.
Messias é coordenador do Polo de Campos

O coordenador do Polo, Messias Velemem, explica que Campos passa a ser pólo permanente, isto é, as urnas passaram a ficar guardadas permanentemente no prédio da justiça eleitoral no município. “Os equipamentos vão passar pelo processo de inserção de dados, gradativamente, até a próxima terça-feira (27), quando vamos concluir o trabalho e posteriormente vai se dar início a logística de transporte das urnas, para ficarem distribuídas em locais mais próximos aos locais de votação”, explica Messias, pontuando que as urnas durante todo o tempo que estão no município estão sob a guarda da Polícia Militar, com equipes que se revezam, proporcionando a segurança aos equipamentos 24 horas por dia.

Somente em Campos, nas quatro zonas eleitorais, serão utilizadas 1090 urnas. Em São João da Barra, serão utilizadas 121 urnas, em São Francisco de Itabapoana 110, em São Fidélis 94, em Italva 32 e em Cardoso Moreira, serão utilizadas 26 urnas eletrônicas.
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: