
Fotos: Reprodução/Instagram
Pesquisa divulgada pelo Instituto Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) neste sábado (10), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral com 44% das intenções de voto, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 36%. O cenário medido é o estimulado, quando os entrevistados escutam na ligação uma lista prévia com os nomes dos concorrentes.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, e a senadora Simone Tebet (MDB) tem 5% das intenções de voto. Pela margem de erro de 3 pontos para mais ou menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Os candidatos Felipe D'Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) registraram 1%, cada. Os dois também estão tecnicamente empatados com Tebet. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) foram citados, mas não chegaram a pontuar. Brancos e nulos somaram 3%, enquanto 2% dos entrevistados responderam que não sabem qual será o voto.
Os nomes dos candidatos Sofia Manzano (PCB) e Pablo Marçal (Pros) constavam na lista apresentada, mas não foram citados pelos entrevistados. O Ipespe esclareceu que Marçal teve sua candidatura indeferida somente após o registro da pesquisa, e por isso seu nome consta na lista.
Há uma diferença desta pesquisa para a divulgada em 5 de setembro, pois Padre Kelmon aparece no lugar de Roberto Jefferson (PTB), cuja candidatura foi barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na pesquisa anterior do instituto, Lula tinha os mesmos 44%, e Bolsonaro aparecia com 35%.
A pesquisa atual foi realizada com 1.100 pessoas, de 7 a 9 de setembro, a um custo de R$ 46.200,00, e possui nível de confiança de 95,45%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-07606/2022.
Doutor em Estatística do Setor Público, da População e do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, o geógrafo William Passos comentou à Folha sobre a relevância desta pesquisa e algumas das suas características.
- A importância da pesquisa do Ipespe é que ela foi encomendada pela Abrapel, formada por prestigiados profissionais da comunidade acadêmica e do mercado que trabalham com pesquisas eleitorais. Outro detalhe importante é que as entrevistas aconteceram entre 7 de setembro, dia das manifestações pró-Bolsonaro, e ontem, dia 9 de setembro. Em termos de metodologia, trata-se de uma pesquisa feita por telefone, na qual Lula aparece com 44% e Bolsonaro com 36% das intenções na simulação estimulada. Na simulação espontânea, Lula aparece com 40% e Bolsonaro com 34% das intenções. No segundo turno, 52% dos entrevistados optaram por Lula e 39% preferiram Bolsonaro. Como os percentuais são praticamente os mesmos da pesquisa anterior, divulgada em 3 de setembro, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, não se observa, até este momento, impacto nas intenções de voto das manifestações da última quarta-feira. O Ipespe é uma empresa de pesquisas com alta credibilidade, fundada em 1986 e com sede em Recife - afirma William Passos.
*Com informações do UOL


Nenhum comentário:
Postar um comentário