Para 2023 está previsto o início de operações de cinco unidades industriais em Campos: uma usina de produção de açúcar e etanol; uma indústria de beneficiamento de pescado; outra de artefatos para construção civil; uma quarta na área de produção de ração e uma quinta no setor de alimentos. Elas, juntas, vão gerar até o final do próximo ano, dois mil empregos diretos.

Estacionamento rotativo cobrado começará a ser instalado em Campos
A partir de janeiro começará o sistema de parqueamento, ou seja, de cobrança de estacionamento em ruas de corredores comerciais diversos da cidade. Ainda não existe uma definição do preço do valor a ser cobrado pela fração, mas a intenção é de que o estacionamento seja rotativo, com poucos se dando ao luxo de deixar o carro parado o dia inteiro na vaga.

Campos é a região do país que mais tem bagres africanos
Campos foi apontada como a cidade com maior concentração de bagres africanos no Rio Paraíba do Sul e em outros mananciais. Isso está em destaque em um vídeo da Jumbo, no Youtube. Pesquisadores dizem que nos anos 80 fazendeiros de Campos importaram esse tipo de peixe que, depois, sem ter um bom mercado de vendas, acabaram sendo soltos no Paraíba e não mais criados em cativeiro. O bagre africano chega a medir mais de um metro. Esse evento é considerado um desequilíbrio ecológico provocado pelo homem.
Itaperuna tem fábrica de charretes que vende para todo o país
O município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, já tem mais de 100 indústrias e o setor vem crescendo. Metade delas tem relação com o setor agropecuário. Uma delas é especializada em charretes de tração animal e vende para todo o país, isso enquanto se fala em carros movidos a eletricidade e até mesmo voadores. Ainda existe espaço para as charretes, algumas sofisticadas.

Feira Oil and Gas termina no Rio com Petrobras anunciando super produção
A Petrobras anunciou, no encerramento da Rio Oil and Gas 2022, a intenção de aumentar com força a produção de petróleo.
A projeção da estatal é que até o final de 2030, esse volume salte dos atuais 600 mil barris de petróleo por dia (bpd) – com quatro plataformas operando hoje – para 2 milhões de bpd – com a entrada de mais sete unidades operando no ativo até o final dessa década.

CDL de Campos é destaque na revista Varejo S/A por agregar setores produtivos
A revista Varejo S/A da Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CNDL- entrevistou o presidente da CDL local, Edvar Júnior, e destacou a união de todos os segmentos produtivos da sociedade organizada. Segundo a revista esse é um exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras. A Varejo S/A circula nacionalmente nas versões físicas e eletrônicas.

Verão de 2023 no Farol e em Lagoa de Cima começa na pauta da Fundação Cultural
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e o setor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vão se debruçar a partir de novembro no projeto do Verão 2023 na praia do Farol de São Thomé, que terá virada de ano na beira-mar. O balneário de Lagoa de Cima também terá destaque. A programação estará pronta até a primeira quinzena de dezembro.
Documentos e peças da história de Campos espalhadas por todo o país
Tem gente catalogando relíquias como documentos e obras diversas que fazem parte da história de Campos e que estão em museus diversos, bem como colecionadores de várias partes do país. Basta citar que a biblioteca de Alberto Lamego foi levada para a Universidade de São Paulo-USP.

Pequenos estaleiros em Mussurepe e em Atafona
A indústria naval no litoral Norte Fluminense nunca foi forte, mas resiste. O estaleiro Família Balaba, em Mussurepe, na Baixada Campista, fabrica barcos para pescadores no Farol de São Thomé. Em Atafona, São João da Barra, também existem pequenos estaleiros para atender a demanda da pesca.
Cuidados Paliativos em destaque em Novembro
O delicado tema “Cuidados Paliativos” será discutido em um Fórum, em Campos, marcado para o dia 16 de novembro de 2022. Uma das organizadoras é a médica paliativista Dra. Maria Anísia Sepulcri, do Grupo IMNE Oncologia. O assunto é muito mais abrangente do que se pensa e a especialista sabe como ninguém entregar o conhecimento técnico a este respeito e cultivar a sensibilidade no cuidado ao paciente junto com sua equipe. O Cuidado Paliativo não é só sobre o fim de vida, mas sobre todas as questões pendentes que cercam o paciente quando ele é tratado em todos os aspectos. O Fórum será voltado para profissionais da área, pacientes e familiares.
Virou lei o necessário tema Educação Financeira
Campos vai ter a Semana Municipal de Incentivo à Educação Financeira com o objetivo de promover a conscientização da população sobre conceitos em torno do assunto. Vai acontecer na última semana de outubro, passando a integrar o calendário de eventos do Município e da Câmara Municipal, em forma de lei. Um dos artigos trata de temas a serem abordados, como: conceito de finanças pessoais e orçamento familiar; uso responsável do crédito, importância da poupança para o futuro e da formação de patrimônio por meio de compras programadas; desenvolvimento de habilidades de reconhecimento de priorização das necessidades, e noções básicas sobre juros em financiamentos. Para tanto, o Poder Público poderá promover palestras, cursos, seminários, distribuição de material e de peças publicitárias, além de firmar convênios e buscar parcerias para a execução das ações previstas na Lei.

Fotografia de parto de Campos estampada na Vogue
A fotógrafa de parto, Ale Coverlone, teve fotografia premiada na Vogue com uma foto feita durante um parto na Maternidade Lilia Neves, com uma equipe médica formada pelas obstetras Sumara Valinho, Patrícia Chicharo e a pediatra Nazareth. A mesma imagem foi contemplada em outro concurso, o “Outstanding Maternity Awaad”. A imagem em preto e branco captou a reação emocionante da mãe ao ver, pela primeira vez, o rosto do filho, ao nascer. Chama atenção, também, a concentração das médicas durante o parto por cesariana.
É Lei Municipal a presença de intérprete de Libras nas agências bancárias de Campos
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, sancionou a lei que prevê que todas as agências bancárias tenham a presença de intérprete de LIBRAS, ou sistema que integre e supra tal função para atendimento aos deficientes auditivos. O intérprete é o profissional capacitado ou com habilidade em processos de interpretação de sinais, tendo proficiência em tradução e interpretação de LIBRAS e da Língua Portuguesa, e competência para realizar interpretação das duas línguas de forma simultânea ou consecutiva para atendimento virtual por meio de um aplicativo em consonância com horários de funcionamento das agências bancárias. Já está sendo contado o prazo de 180 dias para as agências se adequarem. O descumprimento será passível de multa no valor de R$ 10 mil.
(*) Com Girlane Rodrigues
Terceira Via/Show Francisco


Nenhum comentário:
Postar um comentário