Terceira Via ouviu campistas de várias áreas sobre o que esperam para o próximo ciclo político do Brasil
ELEIÇÕES 2022
As eleições de 2022 entram para a história como uma das mais tensas e acirradas dos últimos anos em todo o Brasil. A polarização ficou mais acentuada na reta final de campanha para a Presidência da República e o Governo do Rio de Janeiro. São 156.454.011 brasileiros estão aptos a votar. Campos dos Goytacazes possui 369.468 eleitores. Expectativas não faltam para quem for governar o país e o Estado do Rio a partir de 2023. O mesmo ocorre com os futuros deputados estaduais da Assembleia Legislativa e os congressistas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Eleitores campistas de direita, de esquerda e de centro falam o que esperam da política brasileira a partir do próximo ano.
Após a eufórica disputa no primeiro turno deste domingo (2), há quem já pense no futuro, nos novos mandatos para o Executivo e Legislativo, reconhecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Passada a votação, os eleitores conhecerão a lista dos candidatos vencedores. No pleito de 2022, 11 candidatos disputaram à Presidência; 9 concorreram ao Governo do Rio de Janeiro; 13 a uma vaga no Senado Federal; 1.622 disputaram 70 vagas na Alerj; e foram 1.070 candidatos do Rio de Janeiro para 36 vagas na Câmara Federal. A partir de 2023, o que esperar da política brasileira e de os todos os eleitos neste pleito? Em Campos, alguns eleitores dizem o que aguardam já para o ano que vem.
Na fala dos entrevistados pelo Jornal Terceira Via, chama à atenção, principalmente, a espera por melhorias nas áreas essenciais para o povo brasileiro: saúde, educação, segurança, trabalho e renda. Representantes do setor produtivo acreditam que, com o apoio de parlamentares comprometidos, mais investimentos e geração de empregos possam surgir a partir do ano que vem. O combate à corrupção e a cooperação entre os poderes Executivo e Legislativo a fim de promover o desenvolvimento e o entendimento político no Brasil estão entre os desejos dos eleitores.

Edvar Júnior
Empresário e presidente da CDL
“Espero que o presidente entenda a grandeza deste país, que é rico e tem potencial para gerar emprego, renda, desenvolvimento, empreendedorismo. O Rio de Janeiro não é mais capital do Brasil, mas capital do nosso estado. Queria uma ligação mais forte da capital com os municípios por vias ferroviária, aérea, rodoviária. O governante precisa entender que todos os municípios são importantes. Temos um porto muito forte. A Ponte da Integração precisa ser concluída. Não temos mais uma representação na Alerj, como Gil Vianna e João Peixoto. É importante ter deputados de nossa cidade lá, para cobrar ações e atitudes para Campos e região. O deputado federal tem que pensar em projetos abrangentes para desenvolver o estado. É preciso ter mais proximidade com o senador, trazer mais para perto para os debates e necessidades do nosso país”.

Rodrigo Ribeiro
Criador do personagem Lamparão Tisgo e digital influencer
“Eu espero um país menos polarizado. Vivemos um período de bolhas sociais e extremismos. Isso não faz bem, acaba dividindo. O interesse maior, que é o bem comum, fica em segundo plano. Torço para um país mais unido, unificado. Espero que os deputados do Rio de Janeiro sejam tão atuantes como no período de campanha. Temos uma obra na região que parece nunca ficar pronta, a Ponte da Integração. O Detran estadual está em situação precária e muito burocrática. Espero mais atuação dos parlamentares, sobretudo os da nossa região. A Câmara dos Deputados também. Gostaria de ver políticos fecharem os olhos para os próprios interesses. É preciso ter bom diálogo com as prefeituras para beneficiar a todos com recursos federais. Para as coisas andarem no país, tudo tem que estar alinhado. Não adianta uma Câmara dos Deputados com boa intenção se o Senado travar as pautas”.

Árthur Sá
Empresário e presidente da CDL Jovem
“Espero um governo de coalizão, que converse e escute a população. Que siga evoluindo na parte econômica, continue diminuindo a taxa de desemprego e, mais que isso, empregos de qualidade. Que o governo estadual olhe mais para o interior e suas vocações econômicas. Que incentive a indústria e o comércio, através de uma robusta reforma tributária. Que deputados apoiem uma reforma tributária estadual, através da equiparação dos pisos do simples estadual e federal, principalmente. Além de fortalecer o interior através de políticas de incentivos fiscais. Que os deputados federais conversem e se entendam sobre uma reforma administrativa e tributária, simplificar tributos e impostos incentivando o empreendedorismo e a criação de emprego e renda. Espero um Senado forte, que tome decisões em prol da população e do desenvolvimento econômico”.

Luiza Godoy
Empresária
“Só tenho alguma expectativa e esperança para o Brasil com a continuidade do governo atual. Se outro ganhar, é só frustração. É muito complicado esperar algo de político, ainda mais para governador do Rio de Janeiro. A gente sempre teve um histórico horroroso nesse cargo no estado. Minha expectativa é que as pessoas votem nos deputados de extrema-direita. Senão, a gente vai continuar como está, com as melhores ideias e intenções e nada passa na Câmara. Dependendo do resultado, a partir do ano que vem tem que juntar, quem puder, ir embora daqui, infelizmente. Um país tão bom que estará correndo risco”.

Fernando Loureiro
Presidente da ACIC
“Assim como eu, todos os brasileiros esperam que tenhamos um presidente correto, sensato, humano, que olhe a família; que tenha bom senso que o Brasil precisa evoluir, precisamos de mais empresas, mais empregos, mais trabalho e mais dignidade para a nossa população. Isso só vai acontecer com educação de alto padrão. Da mesma forma que o Executivo nacional, o Executivo estadual tem que olhar nesse mesmo perfil. Que após as eleições, os deputados estaduais e federais, os senadores se unam e pensem mais na população. Pensem em produzir leis, que faça uma intervenção no estado, uma legislação mais ampla na área social, cultural e educacional. Precisamos de uma país mais evoluído e criterioso no Executivo, Legislativo e Judiciário. Para mim, os políticos precisam promover o bem e facilitar a vida dos cidadãos”.

Joilson Barcelos
Empresário
“Quem assumir a Presidência em 2023, terá um grande desafio. O atual presidente daria sequência ao que está fazendo. O outro grupo também é experiente, mas acho que o país conduzido com economia liberal dá maior possibilidade às instituições financeiras de trabalharem. Acho que o país é um gigante, o povo brasileiro não desiste. A perspectiva é de otimismo. Já passei por muitas crises financeiras no país lá atrás, com inflação altíssima, juros nas alturas, mas, o que importa é a nossa força de trabalho. O Rio passa por dificuldades grandes e o atual governo tenta tirar o Estado da falência. Temos que acreditar no melhor. Acho que a Alerj e a Câmara Federal devem ser renovadas. Novas cabeças promovem mudanças. Acho que o Legislativo atualmente está mais empenhado. É preciso combater a burocracia e estimular o setor produtivo. Acreditamos em mudança para melhor”.

Francisco Roberto Siqueira
Presidente da Firjan NF
“O documento ‘Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0’ foi entregue aos principais candidatos dos poderes executivo estadual e federal. São 62 propostas de abrangência nacional e 41 propostas estaduais, divididas por temas como infraestrutura, ambiente de negócios, capital humano e eficiência do estado. Esperamos contribuir para o planejamento de políticas públicas dos eleitos tanto no Executivo quanto no Legislativo, uma vez que nosso estudo traz um dado importante: historicamente, o Brasil registra baixa produtividade e, nos últimos anos, o crescimento do PIB esteve relacionado a fatores que não se repetirão no futuro, como o rápido crescimento da população em idade ativa em relação à população total do país. Acreditamos que com as medidas desta Agenda, poderemos gerar um aumento de produtividade que se reverta em um crescimento de US$ 1,040 trilhão do PIB brasileiro nos próximos cinco anos”.

Carlos Frederico
Colunista e digital influencer
“Espero que os políticos escolhidos pelo povo usem a maior arma para a evolução do planeta: o amor ao próximo. Começa pelo convívio saudável no lar, saúde física e mental em família, estende-se pelo convívio com vizinhos, pelas necessidades de seus bairros, do seu município, olhando de forma minuciosa pelos mais necessitados do seu estado, e assim fazer a diferença no dia a dia de todo o país. As eleições são sempre uma excelente oportunidade para exercermos o voto e valorizarmos a democracia. Em Campos e região há bons nomes que podem nos representar muito bem na Alerj e em Brasília. O eleitor preecisa ficar atento aos seus candidatos. Precisamos melhorar a educação, a saúde, o transporte, a segurança. Que a força maior que rege o universo possa contaminar políticos, assessores, secretários para transformação e evolução. Tenho fé”.

Tailane Garcia
Digital influencer
“Da Presidência do Brasil, espero melhoria para a população brasileira. Precisamos de pessoas qualificadas, com a função de trazer um futuro melhor. No Governo do Rio de Janeiro, quero mais saúde, mais educação. Que o governo olhe para a população com o grande compromisso de fazer o melhor. Na Assembleia Legislativa, existe uma variedade de candidatos com boas propostas. Vale ressaltar se isso realmente vai acontecer. Queremos mudanças e comprometimento com toda a população por parte dos deputados federais e senadores. Precisamos resgatar o amor pela nossa bandeira. O maior caos no Brasil ainda é a saúde, a educação e o desemprego. Estamos confiantes. Nosso Brasil é rico por natureza. Temos tudo para melhorar ainda mais se houver comprometimento com o cidadão brasileiro”.

Filipe Franco Estefan
Presidente da OAB-Campos
“Cabe ao Presidente eleito guiar-se pelas normas constitucionais e infraconstitucionais. Assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça. Implantar políticas de empreendedorismo, inovação, geração de emprego e de novas empresas, implantar uma reforma tributária, combater a corrupção, investir em segurança pública, em saúde e Educação. Que o futuro governador consiga sanear as contas do Estado, a fim de que tenha recursos para fazer investimentos, promova o combate à corrupção, continue trazendo divisas para a Região Norte Fluminense. Torço para que Campos eleja representantes a fim de que tenhamos voz e vez. Na Câmara dos Deputados, espero coalizão, bom senso, seriedade e compromisso com o governo federal e com o povo brasileiro. Espero, também, que o Senado Federal fiscalize com austeridade o cumprimento da LDO e a boa aplicação dos recursos públicos.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário