terça-feira, 4 de outubro de 2022

Lula recebe apoio do PDT e Bolsonaro de Zema e de Moro para o segundo turno

Confira os partidos e os políticos que já se posicionaram a favor de Lula ou de Bolsonaro

Os partidos políticos passaram a divulgar seus apoios a Lula (PT) ou a Jair Bolsonaro (PL) para a disputa do 2 turno a eleição presidencial. Candidatos mais votados no 1º turno, o petista e o atual presidente se enfrentam em nova eleição no dia 30 de outubro.

Após a disputa em 1º turno no domingo, parte das siglas já se posicionaram: o PSC decidiu apoiar a reeleição de Bolsonaro, o partido Novo se colocou contra Lula e o PT, mas abriu para seus filiados votarem conforme sua “consciência e princípios partidários”.

O PDT, de Ciro Gomes, anunciou apoio à candidatura de Lula por unanimidade, conforme divulgado por seu presidente, Carlos Lupi. Segundo Lupi, Ciro “endossa integralmente a decisão do partido”, mas não participou da coletiva de imprensa do anúncio, nem se pronunciou oficialmente até o momento.

Sérgio Moro e Jair Bolsonaro 
(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, foi escolhido pelo senador eleito Sergio Moro (União) e pelos governadores reeleitos Romeu Zema (Novo-MG) e Cláudio Castro (PL-RJ).

Partidos indefinidos: Cidadania, MDB, Patriota, PMN, PMB, Podemos, PRTB, PSD, PSDB, PSTU, PTB, União Brasil e UP.

Os partidos Avante, PROS, PSB, Psol, PV, REDE, Solidariedade, PCdoB e Agir já tinham declarado apoio a Lula desde o 1º turno. Para o segundo turno, decidiram apoiar Lula: PCB e PCO até a tarde desta terça-feira (4).

Já Bolsonaro está recebendo apoio dos partidos: PP, PSC e Republicanos.

Os partidos que se mantêm neutros são: DC e o Novo.
Com informações do G1/Show Francisco

Nenhum comentário: