terça-feira, 18 de outubro de 2022

Outubro Rosa prossegue com programação variada em cidades do Norte Fluminense

Em Campos, no próximo sábado (22), serão oferecidas 800 consultas ginecológicas
Municípios da região Norte Fluminense prepararam uma programação especial para celebrar o Outubro Rosa. Campos, São João da Barra, Macaé, Quissamã e São Francisco de Itabapoana estão realizando ações especiais para marcar o mês de prevenção e combate ao câncer de mama. Palestras, encontros, caminhadas, rodas de conversa, exames e consultas tem sido parte da programação que acontece durante todo o mês.

Evento acontece de 9h às 13h
Em Campos, no sábado (22), vai acontecer na Praça São Salvador o evento “A Praça é Rosa”, que vai ofertar 800 consultas ginecológicas. Também durante o evento haverá vacinação, corte de cabelo e workshop de automaquiagem. O evento gratuito, elaborado pela Prefeitura vai contar com 12 consultórios médicos, local para triagem, farmácia e vacinação. O Ônibus do Hemocentro estará no local para colher doações. As mulheres que precisarem se consultar devem levar documento de identidade e Cartão do SUS.

Durante todo o mês, a rede pública de Campos também está realizando cerca de 1.400 mamografias bilaterais com agendamento pelo site da Prefeitura (Consulta Fácil) ou através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Em São Francisco de Itabapoana, a Prefeitura está ofertando 400 exames de mamografia, durante todo o mês. A programação do “Outubro Rosa” teve início com a abertura do Setor de Mamografia, equipado com um mamógrafo digital de última geração, no Centro de Diagnóstico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas.O mutirão de mamografia vai atender prioritariamente as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, público alvo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS).

A Prefeitura de Quissamã no último quadrimestre, ofertou mais de 250 consultas com a mastologista, 450 mamografias, 441 ultrassonografias de mama e durante todo o mês de outubro vem realizando ações de conscientização.

Em Macaé, uma série de palestras e encontros tem sido realizados, a fim de conscientizar as mulheres para a prevenção e a detecção precoce da doença. Na tarde desta terça-feira (17), no auditório do Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias), aconteceu a palestra “Câncer de mama: Diversos olhares”. A programação foi direcionada a servidores e universitários dos cursos de Medicina e Enfermagem. O objetivo foi destacar a importância de levar acolhimento, sensibilidade e olhar humanizado no atendimento ao paciente que recebe diagnóstico de câncer de mama.

Em São João da Barra, o mês também vem sendo celebrado com palestras. O cronograma prossegue na quarta-feira (19), com o Programa Saúde da Mulher realizando na UMS Félix de Sá, na sede do município, a palestra “Mitos e verdades sobre o câncer de mama”, às 14h, com os médicos Sumara Valinho e Gustavo Crespo.

Dia 26, palestras acontecem na ESF de Mato Escuro, às 9h30, e na ESF de Barcelos, às 13h. No dia 27, a ação será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sabonete, às 9h30. Encerrando a programação, dia 31, a palestra será realizada no Centro Municipal de Práticas Integrativas, na sede do município, às 10h.

Outubro Rosa
Realizada anualmente, a campanha enfatiza o combate ao câncer de mama que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é a primeira causa de morte pela na população feminina em quase todas as regiões do Brasil.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo dados do Inca, a incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: