domingo, 2 de outubro de 2022

Programação de Outubro Rosa do IMNE tem desfile e bazar

Eventos têm objetivo de informar e conscientizar mulheres

POR GIRLANE RODRIGUES
Desfile Outubro Rosa | Evento tem objetivo de prevenir e lançar informação sobre a doença por meio de palestras

O mês de outubro, marcado pela campanha de prevenção, diagnóstico precoce e conscientização pelo câncer de mama, vai contar, este ano, com uma programação especial organizada por instituições de saúde de Campos. O Grupo IMNE Oncologia promoverá o tradicional desfile com pacientes, evento que está marcado para o fim do mês. Por causa da pandemia, o último aconteceu em 2021, no Guarus Plaza Shopping. Em 2019, o encontro foi no Boulevard Shopping com série de palestras. Além disso, pela primeira vez, será organizada uma corrida e caminhada, além de um bazar.
Mastologista | Maria Nagime defende diagnóstico precoce para maior cura

De acordo com os organizadores, o desfile é uma oportunidade de discutir o câncer de mama que acomete milhares de mulheres todos os anos. A conscientização para a atualização de exames e busca por informações pode gerar um diagnóstico precoce da doença que, segundo especialistas, está ligado diretamente a uma maior possibilidade de tratamento eficiente e cura. De acordo com a médica mastologista Maria Nagime, do Grupo IMNE Oncologia, quando descoberto no início, o câncer pode ser tratado com menos consequências e riscos.

“Estou falando de cirurgias conservadoras da mama que são feitas quando a doença é diagnosticada logo no início e o tumor ainda é pequeno, mas é óbvio que cada caso é um caso e não podemos generalizar. Mas falando de dados, o prognóstico é melhor quando descoberto cedo e tratado”, afirma.

Além do desfile, o Grupo IMNE Oncologia vai promover uma corrida/caminhada, que está marcada para o dia 15 de outubro. Também dentro da programação do mês, haverá um bazar beneficente na Casa Horizonte, de apoio a pacientes em tratamento do câncer. A casa é administrada pelo Instituto do Câncer e foi inaugurada em 2020.
Casa Horizonte| Dr. Diogo Neves e Dr. Ronaldo Cavalieri idealizadores

“Todos os anos, centenas de pacientes em tratamento ficam hospedados na casa com seus acompanhantes e recebem todo atendimento social necessário. Na maioria dos casos, são pacientes que vêm de outras cidades da região para fazerem tratamento especialmente de radioterapia, que dura, em média, 30 dias. A estada facilita a continuidade do tratamento, resultando em benefícios clínicos”, afirma o médico radio-oncologista Ronaldo Cavalieri, que idealizou a casa junto com o oncologista clínico e diretor do Grupo IMNE Oncologia, Dr. Diogo Neves.

“A renda, fruto do bazar, será revertida para pacientes em tratamento do câncer de mama, que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão hospedadas na casa. Estamos em busca de apoio e parcerias para que, ao final, o bazar seja um sucesso. É o que esperamos”, afirma Erika El Kik, publicitária e uma das organizadoras.

A Prefeitura de Campos ainda não divulgou a programação do Outubro Rosa no Município.

Dados
Dados de estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que em 2020 o câncer de mama acometeu 66.280 mulheres no Brasil, o que equivale a 29,7% de todos os cânceres que em mulheres, naquele ano. O segundo diagnóstico mais comum foi para o câncer colorretal que atingiu 20.470 mulheres, o que representa 9,2% dos cânceres.

De acordo com o Inca, a campanha Outubro Rosa é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O Inca participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações.
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: