
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica e do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais — Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) —, está intensificando as ações de prevenção à sífilis e à sífilis congênita. Na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, 39 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão disponibilizar, cada uma, dez testes rápidos para o diagnóstico da doença. Para realizar o teste, o interessado deve comparecer pessoalmente à UBS mais próxima de sua residência para o agendamento.
No terceiro sábado de outubro de cada ano é celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida verticalmente (da mãe para o feto) e pelo contato sexual desprotegido com um parceiro ou parceira infectados.
O coordenador do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, explicou que o pré-natal é de suma importância para a prevenção da sífilis congênita. “Durante o pré-natal, o cuidado com a saúde do homem também merece atenção. A sífilis pode ser evitada, tratada e curada”, explicou.
Rodrigo disse ainda que as unidades de saúde disponibilizam testes rápidos também para o diagnóstico de HIV e Hepatites B e C nas próprias UBSs e no CDIP, que está situado à Rua Conselheiro Otaviano, 241, no Centro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados, de janeiro a agosto deste ano, 47 casos de sífilis congênita (transmitida da mãe para o feto). Já em 2021, foram registrados 122 casos e outros 228 de sífilis adquirida, que ocorre pelo contato sexual desprotegido com um parceiro ou parceira infectados.
Terceira Via/Show Francisco


Nenhum comentário:
Postar um comentário