quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Chuva deixa ruas alagadas em Macaé e suspende aulas da rede municipal


Ruas alagadas em Macaé (Fotos do leitor)

Com as fortes chuvas desta quarta-feira (30), a Secretaria Adjunta de Defesa Civil informa que Macaé está em estado de alerta máximo devido à zona de convergência do Atlântico Sul sobre a região, que favorece a ocorrência de chuvas frequentes e volumosas. A estimativa foi de aproximadamente 90mm nas últimas seis horas com rajadas até 100 km/h. As aulas da rede municipal também foram suspensas nesta quarta.

Segundo dados da Defesa Civil, os bairros com pontos de alagamentos são: Centro, Sol y Mar, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Riviera, Barreto, Lagomar, Praia Campista, Miramar, Glória, Novo Cavaleiros e Verdes Mares. Já as ocorrências de escorregamento de solo ocorreram em três pontos: Imbetiba, Engenho da Praia e Miramar. O registro é de uma pessoa desabrigada e não há notificação de desalojados.

Os riscos são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas, além de buscar não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

O contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone 199. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193. A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos também está de prontidão. Em caso de necessidade, fale com: (22) 27727400 (Secretaria); 27961235 (Cata-bagulho); 0800 2827050 (Disque Lixo); @servicospublicos_macae.
Secretaria de Educação suspendeu aulas
Em função das fortes chuvas no município, priorizando a segurança da comunidade escolar, a secretaria de Educação de Macaé suspendeu as aulas da rede municipal de ensino nesta quarta nas unidades escolares localizadas na cidade.

"Os Gestores das Unidades Escolares da Serra Macaense, juntamente ao Serviço de Supervisão de Ensino da Semed, estão autorizados a avaliar a viabilidade de ofertar o dia letivo em função da ausência de chuvas nas localidades dessa região", informou a Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Macaé

Nenhum comentário: