segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Novembro Azul alerta sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Inca estima que um em cada nove homens será diagnosticado com a doença ao longo da vida



O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. A doença ocorre principalmente nos mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40. Dada a gravidade da doença, foi lançada a campanha Novembro Azul. A iniciativa foi criada em 2011, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O grupo IMNE também entrou na empreitada e, durante o mês, promoverá palestras para empresas, setor offshore e também para os funcionários e pacientes sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem e, especificamente, com a doença.
Dr. Gilberto Oliveira

Urologista do Grupo IMNE, Gilberto Rangel de Souza Oliveira alerta que na fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Ainda segundo o especialista, a detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem-sucedido. A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

“Quanto mais cedo se identifica a doença mais rápido tende a ser o tratamento e, assim, maiores as chances de cura”, esclarece Gilberto.
A próstata é uma glândula que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
Dr. Gustavo Araújo

Importância da campanha
Também urologista do IMNE, Gustavo Araújo conta que a temática do mês visa conscientizar os homens. Ele explica que, no Brasil, a doença é a segunda mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele).
“É uma data mundial que foi escolhida para dar ênfase ao câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer com maior incidência entre o público masculino. O fator de prevenção é muito importante, pois, quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a taxa de cura do paciente. Quem consegue diagnosticar o câncer na fase inicial, tem 95% de chance de se livrar da doença. É importante frisar que todo homem a partir dos 50 anos tem que procurar o seu urologista. E aquele que apresenta algum fator de risco, tem que começar a fazer isso de forma mais precoce, de preferência aos 45 anos”, diz o urologista.
Fatores de risco incluem idade, histórico familiar, alterações genéticas, entre outros.

Tratamento e cuidados
Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Segundo Dr. Gilberto, o preconceito com o exame tem diminuído. “Houve um aumento da procura do urologista para essa finalidade. O homem tem se cuidado mais. Lembrando que o urologista não é só médico da próstata, mas sim do homem como um todo, devendo avaliá-lo como tal”, pontuou.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.

Segundo o Inca, as medidas preventivas incluem uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais. Ingerir menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Fonte: Terceira Via

Nenhum comentário: