domingo, 4 de dezembro de 2022

Buracos nas ruas voltam a ser alvo de reclamações

CATARINE BARRETO -


Buracos pela cidade ( Foto: Genilson Pessanha)

Ruas tomadas por buracos voltaram a ser alvo de reclamações dos campistas. O problema, que oferece risco a quem passa pelas vias e causa prejuízos aos veículos, ainda se agravou com as chuvas que vêm atingindo a cidade nas últimas semanas, forçando os motoristas, motociclistas e ciclistas a redobrarem a atenção ao transitar por esses trechos.
A equipe da Folha circulou por diferentes pontos da cidade e encontrou buracos das mais variadas formas e tamanhos. Em um deles, na esquina das ruas Messias Urbano dos Santos e Maria Santana, no Parque Vicente Dias, em Guarus, vários galhos de árvores foram colocados na tentativa de tampar a cratera aberta há pelo menos dois anos.

— A concessionária Águas do Paraíba veio, consertou, mas não leva muito tempo e o buraco abre de novo. Já me acostumei a conviver com esse mau cheiro, mas isso afasta os clientes que precisam estacionar para comprar ou mesmo para passar aqui. Um serviço mal feito desse e ninguém dá jeito — disse o comerciante José Alberto Rodrigues.
A equipe ainda encontrou buracos nas ruas Coronel Germano de Castro e Operário Campista, no Parque São Caetano; 13 de Maio, Tenente Coronel Cardoso e Ovídio Manhães, no Centro; e avenida José Alves de Azevedo.
Na avenida Felipe Uebe não foi diferente. Vários buracos dificultam o trajeto de quem precisa passar pela via, que é bastante movimentada. O comerciante Obiratan Ferreira teme que os buracos causem algum acidente fatal.
— Presenciamos vários acidentes aqui, principalmente envolvendo motos. Como o estacionamento é do lado direito e os carros precisam parar ali para atravessar a via, eles param em cima do buraco e já presenciei muitos terem prejuízos com isso — contou.
Outro buraco, desta vez causado por equipe terceirizada de uma companhia de telefonia, tem incomodado moradores e comerciantes, na esquina da 13 de Maio com Tenente Coronel Cardoso, no Centro. Segundo a atendente Aiesa Pinto, trabalhadores terceirizados abriram o buraco em frente à loja onde ela trabalha para fazer uma manutenção.
— No dia, eles taparam, porém, uma forte chuva atingiu a cidade e o buraco abriu de novo. Desde esse dia eles não voltaram para tampar o buraco, e isso aconteceu aqui na frente da loja e mais à frente, na direção de um estacionamento — disse.
A moradora Roberta Machado mora ao lado do comércio e reclama ainda que, por mais que os funcionários da loja coloquem um sinal indicando o buraco, aberto logo na esquina das ruas, as pessoas tiram.
— Eles tiram para estacionar ou passar e não adianta sinalizar. Além disso, os carros passam e jogam lama na porta de casa, porque com essa chuva os buracos ficam submersos e a nossa entrada está sempre suja. É um absurdo. No dia eles taparam, porém, abriu de novo e não voltaram mais para refazer o serviço — contou.
Em nota, a Prefeitura informou que “a Operação Tapa Buracos será retomada quando parar de chover e que as ruas General Germano Castro e Operário Campista serão atendidas nesse programa. Já a rua Ovídio Manhães e a avenida Felipe Uebe estão entre as 103 vias que estão sendo pavimentadas por meio de um acordo com o Governo do Estado”.
Fmanhã

Nenhum comentário: