— Os imunizantes estão disponíveis em 12 unidades de Saúde, o que facilita o acesso da população. Nós contamos com a colaboração dos moradores para evitar a disseminação da doença — coordenador do Setor de Imunização (SI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza. Ele ressaltou que as doses de reforço estão disponíveis para maiores de 12 anos. O intervalo mínimo entre as aplicações é de quatro meses.
Souza pontuou ainda que o município conta com estoque dos três imunizantes disponíveis no país: Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.
De acordo com estudos desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a proteção das vacinas excede 80% contra hospitalização ou morte. Já as doses de reforço, segundo a instituição, são necessárias para promover uma resposta imune ainda mais forte e robusta. A importâncioa da imunização também é destacada pelo Ministério da Saúde. O órgão ressalta que, entre o pico da pandemia, em abril de 2021, e novembro daquele ano a média móvel de óbitos caiu 91,7%.
Os locais de vacinação são os seguintes: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas.:Basta apresentar comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.
Ação de imunização — Na manhã desta segunda-feira (26), servidores do SI estiveram na sede da prefeitura para atualizar o esquema vacinal dos funcionários. Foram aplicadas cerca de 30 doses. Esse tipo de iniciativa já foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).
Ascom SFI-RJ/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário