O aparelho foi inaugurado no final de setembro pela prefeita Francimara Barbosa Lemos. O investimento foi de aproximadamente R$ 930 mil.
— Sem dúvidas, esta inauguração foi mais um marco na saúde são franciscana. Através deste equipamento, vamos ajudar a salvar muitas vidas. Também neste ano, o HMMC passou a realizar exames de endoscopia e colonoscopia, outros importantes avanços — pontuou a prefeita.
Francimara lembrou que, em julho de 2020, o município passou a contar com um tomógrafo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2022, foram realizadas 2.887 tomografias.
Sobre o mamógrafo, a responsável técnica pelo setor, Monique Cabral, explicou que o aparelho da marca Siemens é um dos mais modernos, o que significa menos tempo de exame, menos radiação e mais conforto para a paciente. Além disso, dispõe de regulagem de altura para poder atender cadeirantes e pessoas com baixa estatura. Na rede particular, uma mamografia pode ultrapassar R$ 600.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), oncologista clínica Elizabeth Uhl, o mamógrafo consegue detectar nódulos impalpáveis, o que auxilia o diagnóstico precoce, aumentando em 90% as chances de cura. De acordo com ela, o câncer de mama é o mais incidente no Brasil e no mundo.
O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, explicou que, para realizar a mamografia, a paciente deve procurar o Setor de Regulação Municipal, que funciona ao lado do HMMC. É necessário apresentar a solicitação do exame, Registro Geral (RG), cartão nacional de saúde e comprovante de residência.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário