— Por meio desta atuação, conseguimos manter a fauna viva, contribuindo para evitar a extinção das espécies. Além disso, também cooperamos para a preservação da flora, já que uma faz parte da outra — destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati. Ela lembrou que, em novembro, durante operação realizada em parceria com a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) um papagaio-chauá foi resgatado. A espécie está ameaçada de extinção e foi uma das 34 aves apreendidas na ação.
A responsável pela pasta detalhou que o trabalho é realizado através da Guarda Ambiental (GAM), que conta com equipe treinada, em conjunto com o Departamento de Fiscalização da Sema, composto por engenheiros ambientais e biólogo. Após o resgate, o animal é examinado e, caso haja condições físicas, é realizada a soltura no habitat natural.
De acordo com a Sema, as espécies mais resgatadas no decorrer deste ano foram gambá, ouriço-cacheiro e jiboia. “Caso algum animal apareça em sua residência, é muito importante manter distância e acionar a GAM o mais breve possível através do telefone (22) 9.8161-6713, que funciona diariamente”, orientou Soffiati.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco
Soltura de um lagarto teiú. O resgate foi realizado em outubro deste ano em Ponto de Cacimbas
Nenhum comentário:
Postar um comentário