segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Aparição de ouriço-cacheiro chama a atenção em Atafona

Biólogo afirma que é comum a aparição desse animal na área urbana e que ele não oferece risco aos moradores
(Foto: Reprodução)

Leitores do J3News flagraram uma visita para lá de curiosa neste final de semana, em Atafona, no litoral de São João da Barra. Trata-se de um ouriço-cacheiro. O roedor foi visto circulando por ruas e residências do 2º distrito.

Outro animal da mesma espécie foi avistado em Grussaí, também na região litorânea de São João da Barra.

O biólogo e agente de defesa ambiental Bruno Lemos afirma que é comum a aparição desse animal na área urbana e que ele não oferece risco aos moradores.

“É muito comum a aparição de ouriços-cacheiros na área urbana. Ele vai para esses locais em busca de alimento e abrigo. Gosta muito das folhas e frutos das espécies que encontramos nessas áreas. Seu habitat natural é a mata atlântica e ficam nas restingas aqui da região. Não representam perigo algum. Basta que não sejam importunados”, explica.

Bruno orienta a quem encontrar um animal da espécie pela rua a acionar os órgãos responsáveis.

“Nesse caso, o correto é acionar a secretaria municipal de Meio Ambiente ou o grupo ambiental do local, que efetuam o resgate do animal e o tiram da área urbana”, completou.

A secretaria municipal de Meio Ambiente de Campos dos Goytacazes atende com os números (22) 98168 8422 (Gabinete) e (22) 98175-0207 (Fiscalização / Denúncia). A pasta de São João da Barra usa o número (22) 3199-9631, ramal 311, para realizar os atendimentos.

Ouriço-cacheiro

O nome científico deste animal é Coendou prehensilis. Ele pertence à família Erethizontidae. Seus predadores naturais são os texugos, os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas. É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: