Mesmo com a limpeza de canais de drenagem da região, a água invadiu a pista próximo ao trevo da Estrada do Carvão
A RJ-238 em Campos, mais conhecida como Estrada dos Ceramistas, continua com o trânsito interrompido nos sentidos (veja aqui). O motivo é o alagamento de trechos da pista. Para evitar que motoristas e caminhoneiros que transitam pelo local sejam surpreendidos pela água, que invadiu o asfalto no trecho próximo à Estrada do Carvão, foram colocadas manilhas e terra, bloqueando o acesso, próximo ao posto do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRv).
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ) informou que “a interdição ocorre nos dois sentidos da Estrada dos Ceramistas (RJ-238), no trecho entre a BR-101 e a Estrada do Carvão, por motivos de alagamento na pista. O INEA, que está com bastante demanda na região, já foi sinalizado pelo DER-RJ para realizar a limpeza dos canais”.
De acordo com o superintendente do Instituto Estadual do Meio ambiente (Inea), na região, Leonardo Barreto, todos os canais que impactam a região estão limpos e o Canal das Flechas, em Barra do Furado está com monitoramento diário para evitar possíveis obstruções nas comportas
“Nós já fizemos a limpeza de todos os canais de drenagem da região, mas existem ali, algumas valas de drenagem da própria pista, onde foi identificado pelo DER que estavam com algumas obstruções. Eles nos solicitaram ajuda, no entanto, nossos técnicos analisaram a possibilidade de colocarmos máquinas de limpeza no local, e identificaram a impossibilidade de transitar no local, por ser uma região brejosa. Nós precisamos que aquela água escoe um pouco para conseguirmos colocar as máquinas e fazer a desobstrução das valas de drenagem”, disse o superintendente.
Leonardo frisou ainda que esse escoamento acontecerá naturalmente. “Como está chovendo muito, toda essa região fica bem encharcada. Como o lençol freático daquela região é muito aflorado, acaba acontecendo esse tipo de situação. A água ali escoa para o Canal Campos-Macaé e dele para a Lagoa Feia, que está com o nível acima da normalidade, então acaba demorando um pouco mais para escoar a água”, explicou.
Canal das Flechas
Leonardo Barreto informou ainda que o Canal das Flechas tem passado por manutenção constante. Segundo ele, são três máquinas do governo do Estado, além de máquinas da prefeitura fazendo a limpeza constante para evitar que o mato arrastado pela água obstrua as comportas.
“Temos máquinas ainda fazendo a manutenção nas saídas do Rio Ururaí, que desemboca na Lagoa Feia, para facilitar a drenagem das águas que vêm de Lagoa de Cima e Imbé. Tudo está sendo feito, mas como está chovendo muito e a força das águas aumenta muito, acaba obstruindo algum canal”, concluiu Leonardo.
Fonte: F3News
Nenhum comentário:
Postar um comentário