terça-feira, 10 de janeiro de 2023

SFI: Onda de violência assusta moradores e Polícia fecha cerco contra o tráfico

Delegada de Polícia e Secretário do Conselho de Segurança falam ao Campos 24H sobre os últimos episódios

A criminalidade não tem dado trégua em São Francisco de Itabapoana. Nos últimos meses, muitos crimes foram registrados em vários pontos do município, sobretudo execuções violentas, e deixaram a população assustada. A delegada Ivana Morgado, que responde pela 147ª DP, falou ao Campos 24 Horas e atribuiu os índices de criminalidade ao tráfico de drogas que tem crescido com força no município nestes últimos anos. Diante do cenário de muitos crimes, a polícia procura dar a resposta e prendeu, de uma só vez, 20 suspeitos de crimes na última operação ocorrida no último dia 22, e mais 12 nesta segunda-feira. O foco de policiais militares e civis são as diligências para desvendar a autoria de homicídios que tem origens nas duas facções rivais que mantém uma guerra permanente na disputa pelo controle do tráfico de drogas no município. O empresário Romário Teixeira Bernardo, secretário geral do Conselho Comunitário de Segurança do Município, também falou ao Campos 24 Horas, destacando que os últimos acontecimentos servem de alerta. 

CRIMES - Logo no primeiro dia do ano, um jovem de 20 anos foi morto ao ser baleado na madrugada, na localidade de Ponto de Cacimbas. Já Na madrugada desta segunda-feira (09/0), nove pessoas foram baleadas durante um show na praia de Guaxindiba. No tiroteio, Kamilly de Assis, de 35 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Os outros baleados tiveram ferimentos leves. Entre os baleados estava o secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, irmão da prefeita Francimara Azeredo. 

No último dia 22, uma operação contra o tráfico resultou na prisão de 20 suspeitos de crimes em São Francisco de Itabapoana numa ação conjunta entre o Ministério Público do RJ, Polícias Civil e Militar. Também foram apreendidos nove armas, incluindo uma submetralhadora, 500 munições, drogas e telefones celulares. 

CONSELHO DE SEGURANÇA - O empresário Romário Teixeira Bernardo, secretário geral do Conselho Comunitário de Segurança do Município, disse esperar que este episódio do tiroteio em Guaxindiba seja um episódio isolado e elogiou as forças de segurança que atuam no município. 

“Eu creio num episódio isolado, mas que serve de alerta. No entanto, A Polícia Militar tem sido de uma atenção total ao município. O novo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Cruz, já me falou que é morador de Campos e conhece todos os problemas de segurança na região e vai atuar no sentido de reduzir esses índices de criminalidade”, declarou Romário.

O líder comunitário reiterou que as forças que atuam na segurança tem concentrado esforços para amenizar a situação. “O tiroteio em Guaxindiba é um episódio que foge completamente do nosso controle. Como se pode imaginar que um sujeito entra no meio de uma multidão e sai atirando?”, ponderou. 

— A comunidade tem participado também como importante agente colaborativo para o trabalho de inteligência da Polícia. Na última reunião do Conselho contou com 230 presentes. Estamos também fazendo a nossa parte. 

Romário Bernardo ressaltou que este ano a Polícia Militar contra com sete novas ambulâncias para aumentar a sua capacidade de atuação operacional, o que irá permitir um reforço do policiamento neste período de verão. 

OUTROS CRIMES - No dia 13/11, sete pessoas foram baleadas numa domingo, durante um forró em um bar na praia de Gargaú. Segundo a Polícia, homens chegaram atirando do lado de fora e atingiram as vítimas que estavam no interior do bar. A primeira suspeita é de guerra entre facções rivais. Uma pessoa morreu. 

No dia 26/11, o corpo de uma mulher identificada como L.S. de S. de 18 anos, foi encontrado no início da noite deste sábado (26), em São Francisco de Itabapoana, com marcas de vários tiros. O corpo estava numa mata da localidade de Pingo D'água. A Polícia suspeitava de crime passional.
Campos 24 Horas/Show Francisco

Nenhum comentário: