quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Carnaval reúne grande número de foliões em São João da Barra, Campos e região

MATHEUS BERRIEL
Desfile do bloco L'amore em Manguinhos / Foto: Divulgação

As tradicionais escolas de samba Congos e Chinês voltaram à avenida do Samba de São João da Barra, na noite dessa terça-feira (21), reeditando espetáculos que já haviam apresentado no primeiro dia de desfiles no municípios, domingo (19)). Sempre luxuosas, as duas agremiações são os símbolos máximos do Carnaval sanjoanense, que se manteve como o principal do Norte Fluminense e um dos principais do interior, contando também com diversos blocos e shows. Em Campos, houve programação carnavalesca no Centro, na Pelinca, no Turfe Clube, na Tira Gosto, no Jardim Carioca e em Nova Brasília, além de Farol de São Thomé, Lagoa de Cima, Tocos e Santa Maria. Em São Francisco de Itabapoana, apesar do assassinato de um jovem de 19 anos durante show na praia de Santa Clara, no sábado (19), a parte cultural teve como um dos destaques o desfile do bloco L’amore em Manguinhos, com direito a fantasias e alegorias assinadas pelo carnavalesco campista Sidinho Ramos.

Já na praia de Gargaú o agito da folia ficou por conta dos bois pintadinhos, no sábado, 18, o desfile foi na avenida principal e no domingo, 19, foi a vez do boi Pernambuco, além do fechamento da folia na terça feira, 21, com o boi Tradição.

Em São João da Barra, a escola Congos desfilou com o enredo “Nesta noite sob a luz do luar, Congos canta uma festa no arraiá”, abordando o clima das festas juninas. Já o Chinês reeditou o enredo “Sou nobre e guerreiro nesse Brasil festeiro”. Bons públicos também prestigiaram a Boneca do Waldir, sábado (18), em Grussaí, e o bloco Borracha Fraca, domingo, em Atafona.


Em Campos, além das atrações pré-carnavalescas como o Boneco Anastácio, no Turfe; a Batalha de Confetes da avenida 13 de Maio, no Centro, e a Banda Carmem Miranda, no Jardim Carioca, também atraiu grande público o desfile do Boi Capeta, na sexta-feira (17). Inclusive, os foliões terminaram o trajeto unindo-se ao Grito de Carnaval da Ururau da Lapa, promovendo um encontro entre bloco e escola.

Em Manguinhos, o L’amore mostrou que não está morta a sua tradição, oriunda de décadas atrás. Contratado pelo presidente Júlio Velasco, Sidinho Ramos deu brilho ao desfile do bloco, aplaudido pelo grande público que compareceu para prestigiar.

Pós-Carnaval — Quem ainda quiser aproveitar dias de folia tem opções na região. Em Grussaí, o Bloco Boi Ressaca desfila nesta quarta-feira (22), às 15h. Na sexta (24), haverá Encontro de Trios e Abadás em Grussaí, a partir das 21h. O mesmo evento será realizado na sede de São João da Barra, sábado (25), a partir das 15h; e no Açu, domingo (26), a partir das 14h.

Em Campos, o samba e o axé darão lugar ao rock na sexta-feira, quando acontecerá o Bloco Every Bode.

A praça do Santíssimo Salvador receberá shows de Tubarão Martelo, Madame Bardot e The Bluescana, com o evento começando às 16h. Na sexta-feira seguinte (3 de março), um evento carnavalesco está marcado para a Linha do Limão, às 20h, contando com a Atuais Banda Show. Já no sábado (4), a Casa de Cultura Villa Maria sediará mais uma edição da Ressaca na Villa, às 14h.

Bloco Borracha Fraca, em Atafona / Foto: Secom SJB/Divulgação
Fonte: Fmanhã

Nenhum comentário: