A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, explicou que os benefícios da medida são a longo prazo. Segundo ela, a proibição da pesca no período do pico reprodutivo evita a perda resultante da captura do camarão ainda fora da medida. Nesta fase, os animais estão pequenos, com peso médio de 1,5g e sem valor comercial.
— Uma das vocações do nosso município é a atividade pesqueira, que deve ser praticada conforme as legislações. Os pescadores terão a oportunidade de realizar a pesca de forma regular e sustentável. Isso propicia o equilíbrio do ambiente marinho, além da comercialização com melhores preços no mercado por conta do tamanho desejável — esclareceu.
A Sema alerta que descumprir as Leis de Proteção Ambiental e do Período de Defeso do Camarão pode gerar penalidades e multas. A lei 9.605/98, por exemplo, prevê detenção de um ano a três anos e multa para quem pescar em período proibido.
Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o órgão através do Canal Verde, que funciona de segunda a sexta-feira, entre 08h e 17h.
AsCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário