quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Prefeitura e Governo do Estado executam obras em pontes e estradas do Imbé

O município iniciou obras na estrada de Lagoa de Cima a Conceição do Imbé e licita sete pontes na região enquanto estado recupera acessos na RJ-190

Depois de muitos anos de espera, a região do Imbé, que abriga setores do agronegócio de Campos, além da agricultura familiar e tradicional quilombola e o Parque Estadual do Desengano, em seu potencial para o turismo ecológico, está recebendo um pacote de obras da Prefeitura de Campos e do Governo do Estado. Se na última segunda-feira (06) uma ponte sobre o Rio Imbé cedeu, após a passagem de um caminhão, na quarta a trânsito de vigas gigantescas para a construção de duas pontes, pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ) chamou a atenção de que, passava ou mora no local. Segundo a Prefeitura, o acesso que caiu está no cronograma de ações, que atualmente, se concentra na recuperação da estrada que liga Lagoa de Cima a Conceição do Imbé, trecho que não passava por obra há mais de 20 anos. Já o Governo do Estado informou que há duas pontes, orçadas em R$ 2 milhões, sendo construídas na RJ-190, sobre o Rio Mocotó, no Imbé.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, disseque há uma série de obras contemplando a região do Imbé e afetando positivamente localidades no entorno, como Rio Preto e Itereré. Uma delas é no trecho entre Lagoa de Cima e Conceição do Imbé, que por décadas, gerou uma queda de braço entre a Prefeitura e o Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ), sendo considerado um dos piores trechos das estradas da região e que, enfim, está sendo recuperado pelo município.

“O recapeamento do asfalto da Lagoa de Cima a Conceição do Imbé e da Lagoa de Cima a Rio Preto. Essa obra deve ser entregue nos próximos seis meses. É quase uma obra de reconstrução completa. As estradas de leito natural, que são de chão, nós não mexemos nesse período chuvoso. Vamos começar a recuperar essas estradas a partir de março. Aliado a isso, tem uma estrada muito importante que liga Itereré ao Imbé, a RJ-190, rodovia estadual que passa acima da Lagoa de Cima e vai de Conceição do Imbé a Aleluia, Batatal,Cambucá, até o Parque do Desengano e se encontra muito destruída e o prefeito tem buscado, junto ao governo do Estado e ao DER-RJ, uma recuperação dessa estrada”, disse Almy.


Recuperação de Pontes
Na última segunda-feira (06), a Ponte Grandeza, que fica sobre um braço do Rio Imbé, na Estrada dos Quilombolas, cedeu com a passagem de um caminhão. Segundo Almy, o projeto para colocação de uma estrutura de concreto está em processo licitatório. O acidente, no entendimento do secretário ocorreu porque o caminhão estava com a carga acima da capacidade para o acesso de madeira.

Em nota, a Prefeitura informou que “a ponte está no lote do processo de licitação para reconstrução. O edital está no sistema e aguarda a autorização do Tribunal de Contas do Estado para ser realizado. A pasta acrescenta que o projeto para essa ponte já foi elaborado. A Secretaria [de Agricultura, Pecuária e Pesca] alerta ainda que os motoristas devem respeitar o limite de capacidade das pontes”.De acordo com o secretário, além da Ponte da Grandeza, as pontes do Donato, do Brechó, de Conceição do Imbé e outras três pontes que levam ao Parque Estadual do Desengano, estão em fase de edital, dependendo da liberação do Tribunal de Contas do Estado.

Pontes do Estado
Nessa terça-feira (07), o trânsito de vigas gigantescas para a recuperação de duas pontes sobre o Rio Mocotó, também na região do Imbé, chamou a atenção demoradores e pessoas que estavam no local. Além de uma carreta, um guindaste acompanhou o transporte do material para a recuperação de duas pontes sobre a RJ-190.Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagens detalhou a obra, mas não mencionou a recuperação total da estrada, que vem sendo solicitada pelo prefeito. “A RJ-190 passa por duas intervenções, ambas realizadas em pontes sobre o Rio Mocotó, do Imbé, região serrana de Campos dos Goytacazes. Os dois trechos serão concluídos ainda no primeiro semestre de 2023. As obras começaram em junho do último ano e custaram cerca de R$ 2 milhões”, concluiu anota.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: