domingo, 26 de fevereiro de 2023

Uenf terá banca de heteroindentificação no Sisu 2023 para evitar fraudes de autodeclaração de pretos e pardos

São 558 vagas para 16 cursos de graduação presencial; dessas, 112 vagas são para estudantes que ingressam através das cotas destinadas a negros

Campus da Uenf (Ilustração)

Em 2022 a Universidade Estadual do Norte Fluminense iniciou o processo de implantação de comissões de heteroidentificação nos processos seletivos para ingresso ao ensino superior da Uenf, com o objetivo de evitar fraudes na autodeclaração de estudantes pretos e pardos.

Para esse ano, a UENF abriu no total 558 vagas para 16 cursos de Graduação presencial, dessas, 112 vagas são destinados a estudantes que ingressam através das cotas destinadas a negros (pretos e pardos) que comprovarem carência socioeconômica.
Ilustração

Amparadas pela lei nº 8121, de 27 de setembro de 2018, e pela Portaria Normativa nº 4, de abril de 2018, que regulamenta o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros nos concursos públicos federais, a comissão da UENF vai aferir a veracidade da autodeclaração de candidatos negros (pretos e pardos) nos processos seletivos para ingresso de estudantes na instituição.

Para compor a Banca que vai aferir às declarações foi publicado um Edital para contratação de profissional especializado (a) e habilitado (a) para execução de serviço eventual, para atuar em Bancas de Heteroidentificação, observando os preceitos legais em conformidade com a Resolução COLAC 021/2022. As inscrições acontecem até este domingo (26).

Fonte:Ascom

Nenhum comentário: