terça-feira, 21 de março de 2023

Fenômeno da natureza acontece em praia de Guaxindiba SFI


Decomposição é um termo usado na Biologia para designar o processo de transformação gradual onde a matéria orgânica é degradada (decomposta) em partículas menores, gases, sais minerais (nutrientes), ou seja, em matéria inorgânica. Sendo que essa transformação é realizada por microrganismos chamados de decompositores.

A decomposição ocorre em praticamente todos os ambientes da Terra. Nos solos, nas profundezas oceânicas, nos rios e lagos, nos manguezais, nos desertos, nas florestas, cemitérios, na lixeira da sua casa e até mesmo dentro de sua geladeira! 

Mas alguns fatores ambientais bióticos (influências ocasionadas pelos seres vivos) e abióticos (influências ocasionadas por fenômenos químicos, físicos e físico-químicos) podem limitar ou influenciar a decomposição, vejamos alguns:

Disponibilidade de matéria orgânica A matéria orgânica é o “combustível” da decomposição, sem ela não há o que degradar, logo, os microrganismos não tem seu alimento. Assim a quantidade disponível de matéria orgânica no ambiente é um dos principais fatores abióticos que podem influenciar o processo. 

A matéria orgânica pode ser oriunda dos restos de organismos mortos (animais, plantas, algas, fungos, bactérias, protozoários e até mesmo vírus), ou de fragmentos e resíduos dos seres vivos (fezes, urina, pelos, penas e restos de comida). 

Microrganismos decompositores Os decompositores são o principal fator biótico que influencia a decomposição, pois sem eles o processo simplesmente não ocorre. Mas quem são os decompositores? São algumas espécies de fungos e bactérias heterotróficas, aquelas que obtêm seu alimento a partir de matéria orgânica oriunda de outros seres vivos. 

A diversidade de decompositores também influencia o processo, pois cada espécie tem uma “maior facilidade” em degradar determinadas moléculas. Por exemplo, algumas espécies de fungos são especialistas em degradar madeira, enquanto outras em degradar tecidos moles (como músculos e órgãos). Assim um maior número de espécies diferentes de decompositores, até certo ponto, pode “otimizar” o processo. 

Muito provavelmente você já viu esses microrganismos “trabalhando” ao esquecer aquela laranja em um canto por muito tempo. Você começa a ver pontos de bolor e mofo crescendo nela, percebe partes moles e gosmentas e até sente cheiros não muito agradáveis. Sim, são eles trabalhando! 

Resumidamente, eles vão se alimentando da matéria orgânica e, através de seus metabolismos (reações bioquímicas que ocorrem no interior das células), transformando-a em minerais, gases e outras substâncias que vão sendo liberadas no ambiente. [20/3 18:39] Ilzomar Soares: SANTOS, N. N.; PINHEIRO, E. F. O que preciso saber sobre a decomposição?. Potencial Biótico. 

Em nossa região litorânea de São Francisco de Itabapoana é comum esta presença de partículas em decomposição ,considerando que temos três Rios em atividade contínua e presença principalmente de manguezais como de Gargaú , Guaxindiba e Barra de Itabapoana, esta fase de material carreado possivelmente está ligado a condições de vento , revolvimento de fundo ou maré com mais intensidade , hoje dia 20/03 temos o equinócio de Outono onde fatores naturais apresentam se com mais intensidade ,segundo literatura científica é fenômeno de maior fluxo de energia da terra , com alterações e presença maior nas condições naturais. Existem regiões onde esse material é reaproveitado após processos ambientais para serem usados como reforço de adubo e aplicado na agricultura. Soares Filho, I.
Fonte: Ilzomar Soares



Nenhum comentário: