domingo, 5 de março de 2023

Motoristas invadem faixas destinadas aos ciclistas, em Campos

DORA PAULA PAES 


Ciclofaixas desrespeitadas (Fotos: Rodrigo Silveira)

A malha cicloviária de Campos vem crescendo e já chega a mais de 54 quilômetros de extensão de ciclovias e ciclofaixas. Quanto maior seu tamanho, também cresce a bandalha com desrespeito à Lei de Trânsito. A própria população é a primeira a usar suas redes sociais para denunciar e mostrar infrações de trânsito, como veículos estacionados em local destinado aos ciclistas. A Guarda Civil Municipal informa que está atenta, com patrulhamento diário.
Em uma volta pela cidade, não é difícil encontrar carros estacionados de forma errada, sujeito a multa. Na tarde de segunda-feira (27), foi possível flagrar dois veículos em via destinada exclusivamente a ciclista na Avenida Caldas Viana, prolongamento da Avenida Tenente Coronel Cardoso, antiga Formosa. Primeiro um caminhão descarregando água e a poucos metros um automóvel.
“A cidade ganhou mais ciclofaixas, no entanto, o ciclista continua sendo desrespeitado diariamente. Os motoristas precisam se conscientizar dos nossos direitos”, disse o estudante de direito, Jonas Rodrigues, 23 anos, que utiliza a bicicleta como seu principal meio de transporte.

Polêmica no ano passado, envolvendo o trecho da Avenida Tenente Coronel Cardoso, entre o Mercado Municipal e rua Doutor Felipe Uebe, teve um fim. O que antes se anunciou colocar fim às vagas de estacionamento para dá lugar aos ciclistas, vendeu o comércio.
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informa que no último biênio a Prefeitura tem trabalhado na requalificação dos espaços existentes, como a ciclovia Patesko e a ciclofaixa da Av. Alberto Torres, e expandido a rede de ciclofaixas com a criação de corredores exclusivos na Avenida Presidente Vargas, Rua dos Goytacazes, Rua Marechal Floriano, Rua XV de Novembro, entre outras.
“Outros corredores cicloviários serão criados conforme o avanço da pavimentação do município, oferecendo maior comodidade e segurança para todos aqueles que necessitam se deslocar”, diz trecho da nota do Instituto. Atualmente, de acordo com o IMTT, o Município conta com mais de 54 quilômetros de extensão de ciclovias e ciclofaixas, sendo a maior delas, localizada na Avenida Arthur Bernardes, com 7,02 quilômetros de extensão.
Com relação a fiscalização, a Guarda Civil Municipal informa que a fiscalização é feita diariamente com o patrulhamento de rotina por agentes motorizados e não motorizado sendo aplicada multa de acordo com o art. 181 VIII do CTB como penalidade pelo cometimento desta infração.
Fonte: Fmanhã

Nenhum comentário: