quinta-feira, 23 de março de 2023

Ordem Pública utiliza drone para vistoriar imóveis abandonados em Campos

Secretaria recebe denúncias diversas sobre casas e terrenos abandonados

(Foto: Divulgação/PMCG)

O drone que foi utilizado durante todo o verão na praia do Farol de São Thomé agora ganhou uma nova função. O equipamento está sendo usado pelas equipes da Fiscalização de Posturas, para vistoria de imóveis abandonados, que são um problema na cidade.

Todos os dias a Secretaria de Ordem Pública recebe uma série de denúncias sobre terrenos e casas que se tornaram criadouro de animais peçonhentos, pontos acumuladores de sujeira e até esconderijo para armas e drogas.
As equipes da Ordem Pública recebem as denúncias, fazem a organização dos boletins e seguem para os locais para verificar. Quando o estado de abandono é confirmado, o dono do imóvel é procurado. Se ele não for encontrado, o local é notificado e a necessidade da limpeza é encaminhada à Secretaria de Limpeza Pública. Os custos com o trabalho são incluídos no IPTU.

Só este ano mais de 300 vistorias foram feitas na cidade e 162 terrenos já foram notificados em vários bairros.

Quando o drone acompanha o trabalho fica mais fácil ter a certeza do total do terreno, saber se está sendo usado para algum tipo de situação ilícita, se foi invadido. Em muitos casos o lixo e o mato invadem o espaço de tal forma que fica impossível visualizar, só olhando pela fachada. Em outros casos, os muros altos impedem que os ficais possam fazer a vistoria de forma completa, já que também atendemos a outras denúncias.

Segundo o Secretário de Ordem Pública, Jackson Sousa, é mais uma ferramenta para melhorar nosso trabalho. “Sabemos que ter um terreno abandonado ao lado de casa não é fácil e por isso investimos nessa ideia que já vem trazendo bons resultados”, afirmou Jackson.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: