sábado, 1 de abril de 2023

CCZ conclui mutirões Pós-LIRAa com mais de 19 mil imóveis vistoriados

Os últimos bairros que receberam a ação foram Centro e parque Vista Alegre nesta sexta-feira

Dengue volta a preocupar campistas

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu nesta sexta-feira (31), o cronograma de mutirões pós Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Considerando todas as ações, iniciadas em 20 de janeiro, os Agentes de Combates às Endemias (ACEs) vistoriaram 19.602 imóveis, dos quais 4.368 tratados com larvicida. Ao todo, 539 focos foram eliminados, 532 pneus recolhidos, 516 sacos contendo inservíveis foram recolhidos e 64 caixas dágua foram retiradas.

Realizados sempre às sextas-feiras, os últimos bairros que receberam a ação foram Centro e Parque Vista Alegre que totalizaram 1.930 imóveis vistoriados, dos quais 341 precisaram ser tratados com larvicida. Ainda durante os dois mutirões, 26 focos foram eliminados. Também foram recolhidos 52 pneus e 22 sacos contendo inservíveis. Uma caixa dágua foi telada.

Os mutirões Pós-LIRAa, que alcançaram 24 bairros, fazem parte das medidas que visam baixar indicadores de doenças como a dengue que, de janeiro até essa sexta-feira, soma 1.199 casos confirmados laboratorialmente e clínico epidemiológico. Até o momento não há confirmação de zika e chikungunya, mas as ações também combatem essas arboviroses, cujo vetor é o mesmo.

“O saldo foi muito positivo, conseguimos alcançar bastante imóveis e agora esperamos ver o resultado dessas ações com a redução do índice de infestação no próximo LIRAa que será realizado em maio”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetor (PMCV).

As ações preventivas e de combate ao Aedes aegypti continuam com as visitas domiciliares que são realizadas diariamente e também com os mutirões integrados multisecretarial. Por meio da campanha “Dengue Aqui Não”, o sexto grande mutirão foi realizado na última quinta-feira (30), no Jardim Carioca, ocasião em que foram vistoriados 1.902 imóveis e eliminados 29 focos. Também foram tratados 336 imóveis, recolhidos 23 pneus e 35 sacos de lixo. Duas caixas d’águas foram teladas.

Iniciados em 9 de fevereiro, os mutirões integrados também beneficiaram os bairros de Travessão, Pecuária e adjacência, Parque Prazeres, Jockey Club e Parque Aurora.

Fonte: Prefeitura de Campos

Nenhum comentário: