sexta-feira, 21 de abril de 2023

Escolas de Campos registram baixa presença de alunos nesta quinta

CATARINE BARRETO 


Ciep Carmem Carneiro

O movimento foi tranquilo nas escolas de Campos nesta quinta-feira (20). Com a propagação de notícias na internet de possíveis ataques nas unidades escolares, o policiamento foi reforçado em várias escolas e creches do município, além de todo atendimento do corpo docente com os alunos.


Umas das escolas que recebeu atendimento da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal foi o Ciep 144 Carmem Carneiro, no Parque Eldorado em Guarus. A unidade recebe em média 450 alunos do ensino infantil ao 9º ano no período da manhã, porém menos da metade foi à escola nesta quinta.

— Entendemos a preocupação dos pais e pedimos atenção deles com os seus filhos, mas buscamos dar toda atenção necessárias para eles aqui. Hoje fizemos um acolhimento no pátio, cartazes com dizeres de paz, juntamente com nossos professores para que eles se sintam seguros — disse a diretora Juliana Gomes Dias.

A diretora contou ainda que foi realizada uma reunião entre os gestores das escolas e a secretaria de Educação para que os diretores pudessem orientar os pais de alunos. "Ligaram nesta semana para saber se haveria aula mesmo. O número menor de alunos foi mais no infantil, nos quais os pais trazem. Já aqueles que podem vir sozinhos por morarem perto e serem maiores, o número de presença foi maior. Nossa reunião ontem foi para que nós pudéssemos orientar os pais a nos ajudar na observação para com os seus filhos, como olhar as mochilas antes da vinda deles, por exemplo", contou Juliana.

Mensagem circulou nas redes sociais / Genilson Pessanha

Uma dessas mensagens espalhadas em grupos de WhatsApp dizia que haveria um desafio de um grupo onde ganharia aquele que cometesse o maior número de mortes no local escolhido pelo mesmo, sendo escola ou creche.

— Eu fiquei com medo de vir, mas a PM esteve aqui ontem, está no portão toda hora e isso nos dá tranquilidade. Vi várias mensagens dessa em vários grupos, mas com a Polícia aqui não acredito que acontecerá alguma coisa — disse um aluno de 13 anos, do sétimo ano, que preferiu não se identificar.

O medo também foi superado pela dona de casa Tereza Luiza Ferreira, de 56 anos, moradora do Parque Eldorado. Ela tem cinco netos e uma filha matriculados no Ciep. "Mesmo com medo depois desse boato todo, eu os trouxe todos eles com fé em Deus. A diretora daqui é muito boa e quando eu cheguei, tinha Polícia também. Até perguntei para ela se era seguro deixar eles, mas ela me tranquilizou e agora estou levando todos de volta para casa e bem, que é o mais importante", explicou.

Outra escola que o fluxo de alunos foi menor do que o normal foi o Liceu De Humanidades De Campos, na área Central. De acordo com a diretora Margareth Monteiro Pinto, ela mesma recepcionou os alunos e os pais para mostrar que tudo seguiria normal. "Eu sempre recebo todos com 'Bom dia, alegria', que é o que precisamos ter. Temos total atenção com tudo que está sendo vinculado e entendemos o medo dos pais, porém o que queremos é que eles confiem no nosso trabalho e na Polícia que está em monitoramento por 24h para qualquer eventualidade", contou.
Diferente da orientação em manter as aulas normalmente, uma escola particular de Guarus optou por não abrir nesta quinta. Um cartaz em frente à unidade avisava que nesta quinta haveria uma oração pela paz com missas e adoração ao Santíssimo.

Os porteiros também foram orientados a observar todos os alunos, mochilas e a entrada nas unidades tem sido feita de um em um. Grupos de alunos reunidos também são observados, porém sem alarde para não gerar tumulto e sempre com um trabalho de aproximação, observação e orientação.

A Comissão de Defesa e Proteção da Criança, Adolescente e Juventude da OAB 12ª Subseção, na figura do presidente Marcelo Barreto, também visitou as escolas da cidade para orientar os gestores. "Vamos na Tapera, Ururaí ainda hoje, e já passamos por várias escolas. Entendemos que os pais de alunos estão com medo, mas estamos todos juntos lutando pela segurança deles, com a grande apoio da Polícia e da Guarda que estão com rondas constantes nas unidades", disse.
Fonte:Fmanhã

Nenhum comentário: