domingo, 30 de abril de 2023

Fórum legitima expansão do Grupo LIDER

Evento reuniu autoridades regionais para discutir desenvolvimento da Região Norte Fluminense

Encontro | Fórum LIDER reuniu mais de 350 pessoas e autoridades regionais no Centro de Convenções da Uenf (Foto: Divulgação)

Como resultado imediato do I Fórum LIDER (Lideranças para o Desenvolvimento Regional), que aconteceu no último dia 26, no Centro de Convenções da Uenf, o Sebrae/RJ, organizador do evento, já recebeu inúmeros pedidos de adesão de lideranças regionais interessadas em participar do grupo permanente de discussões. Pelo Fórum passaram mais de 350 participantes, incluindo os prefeitos de Campos e Quissamã, respectivamente, Wladimir Garotinho e Fátima Pacheco; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço, Vinícius Farah, e autoridades dos nove municípios que compõem o Norte Fluminense.

“Tivemos mais de 350 participantes na agenda, prefeitos da região, secretários e pessoas de influência. A proposta foi abrir para a sociedade e lideranças municipais as estratégias e objetivos inicialmente criados dentro do programa de integração (Grupo LIDER) que ocorreu durante oito meses, por meio da metodologia do Sebrae. Já estamos tendo retorno da agenda, com diversos interessados em compor o Grupo LIDER Norte Fluminense, que precisará agora se estabelecer e solidificar sua governança para ter a continuidade que esperamos”, disse o coordenador regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche.
Sebrae-RJ | Guilherme Reche

O programa LIDER – Território Empreendedor na Região Norte – é uma iniciativa do Sebrae, que tem como principal objetivo formar líderes a partir do desenvolvimento do território brasileiro de forma sustentável, com ênfase nas potencialidades e oportunidades de negócios da região. Durante o Fórum foram apresentados os resultados das discussões do Grupo LIDER, que foram divididas em eixos de trabalho prioritários previamente definidos, que são: Educação, Logística e Mobilidade, além de Economia Local, que se desmembra em outros subtemas como Serviços, Turismo, Agronegócio e Indústria.

“O investimento e a expectativa criada foram altos e entendemos que para a região será um marco. O Sebrae/RJ está convencido de que o grupo do Programa LIDER na região Norte Fluminense terá um papel fundamental na implementação das ações e no aprimoramento do processo de desenvolvimento da região, lembrando de todo o protagonismo que já estamos tendo. Ao conduzir a agenda, pude perceber na plateia um grande nível de interesse pela proposta e a vontade de entender como um grupo formado por pessoas de diferentes regiões poderia de fato estar integrado e desenvolver propostas com coesão para desafios que permeiam a toda região”, reiterou Reche.

Região Norte como destaque
Prefeito Wladimir Garotinho (Foto: Hellen Souza)

O prefeito Wladimir Garotinho diz não acreditar em desenvolvimento isolado e nem em movimentos desconectados. Ele defende, ainda, que a região da qual o município de Campos faz parte, hoje, é a “joia da coroa do Estado do Rio”.

“Hoje a nossa região, eu diria, é a que tem maior potencial de crescimento econômico de todo o Estado. Então, é importante essa interlocução entre os municípios, entre as entidades com o Governo Estadual para que possamos juntos encontrar o equilíbrio necessário para atrair o investimento para cá, já que, eu diria, somos a joia da coroa do Estado do Rio hoje, por conta do Porto do Açu, Ponte da Integração, proximidade com o Espírito Santo, entre outros motivos. Então, nós temos aqui todas as condições de desenvolvimento. Como eu disse, acredito que isso só vai ser possível em conjunto com outros municípios”, comentou.
Fátima Pacheco, prefeita de Quissamã (Foto: Hellen Souza)

A prefeita de Quissamã e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Fátima Pacheco, falou sobre buscar diagnóstico para seguir no crescimento da região.

“Importante ressaltar que hoje a gente trabalha em parceria. A Região Norte tem nove municípios e o que acontece em Quissamã tem impacto em Macaé, em Campos e assim por diante. Então o importante desse encontro, desse projeto LIDER Norte, é que reúne os nove municípios do Norte, chama essas prefeituras, faz esse trabalho de tirar um diagnóstico para poder a gente seguir cada vez mais crescendo. Desenvolvendo a região de um modo integrado”, afirmou.

Investimentos
secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço, Vinícius Farah (Foto: Hellen Souza)

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço, Vinícius Farah, anunciou, durante o evento, investimentos para Campos e Quissamã. “Essas duas cidades vão ganhar um condomínio industrial. Em breve estarei com Wladimir, ainda não posso falar o nome, anunciando uma grande empresa que deve gerar de 600 a 850 empregos diretos. Campos vai ser um polo de uma grande aposta do Governador Cláudio Castro, que são fertilizantes. Então a gente está construindo aqui em Campos um dos polos. E, talvez, serão três. A gente definiu que Campos vai ser essa cidade-polo até pela proximidade com o Porto do Açu e pela questão do Consórcio [Cidennf]” anunciou.
AsCom

Nenhum comentário: