quinta-feira, 4 de maio de 2023

Campanha Maio Amarelo tem início em Campos conscientizando sobre a importância do cinto de segurança

 Ações organizadas pelo IMTT têm por finalidade conscientizar para um trânsito mais seguro

(Foto: PMCG)

Não usar o cinto de segurança é infração grave e pode levar a multa no valor R$ 195,23, além de descontar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator. Esta tem sido uma das maiores infrações flagradas pela equipe do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) que iniciou em Campos, nesta quarta-feira (03), a 10ª edição da Campanha Nacional Maio Amarelo, cujo tema este ano é “No Trânsito, Escolha a Vida”. As ações organizadas pelo IMTT têm por finalidade conscientizar para um trânsito mais seguro.

A aposentada Maria do Carmo Barroso foi uma das usuárias abordadas na Blitz Educativa no cruzamento da Rua Saldanha Marinho com a Rua Marechal Floriano (antiga Rua do Ouvidor). Ela recebeu das mãos de um agente panfleto com dicas de segurança, como respeitar os limites de velocidade, nunca utilizar o celular enquanto dirige e tolerância zero quando o assunto é bebida alcoólica e volante. “O trânsito mais tranquilo só depende de cada um de nós. O importante são todos abraçarem esta causa como regra para a vida”, disse Maria do Carmo.
Bruna Gonçalves destacou a importância da conscientização

Segundo a engenheira Bruna Gonçalves, “campanha como esta é sempre importante, mas que este alerta deve ser observado todos os dias, pois estamos nas ruas e avenidas da cidade transitando para ir para o trabalho, para ir ao médico. Isso significa que estamos expostos todos os dias. Os cuidados são necessários e salvam vidas”, ressaltou.

O presidente do IMTT, Nelson Godá, esclareceu que o trânsito é uma responsabilidade dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “Estaremos neste mês de maio em vários pontos da cidade levando conscientização e um alerta para os usuários do trânsito para que escolham sempre um trânsito seguro”, disse.

Nelson lembrou da nova lei 14.562/2023, já em vigor, que torna inafiançável dirigir veículos em geral sem placa ou com adulterações de chassi, assim como reboques automotores elétricos e híbridos, situação que anteriormente o Código Penal não previa, com pena de reclusão de quatro a oito anos e multa. “Este foi mais um indicativo que o IMTT coibiu e continuará coibindo”, afirmou o presidente.


Ações no HFM
Os setores de Psicologia, Serviço Social e Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Ferreira Machado (HFM) realizaram uma ação com cartazes na tarde desta quarta-feira (03), na portaria central da unidade. Também houve distribuição de corações amarelos para os funcionários escreverem a mensagem de que o respeito e a responsabilidade no trânsito podem salvar vidas.

De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, a maior parte das internações no HFM decorrentes de acidentes de trânsito envolve motociclistas. O estudo, realizado entre os meses de maio e dezembro de 2022, mostra que a maioria dos pacientes é do sexo masculino, com o percentual de 81%. Destes, 60% são de etnia negra e parda, 58% pertencem a faixa etária de até 35 anos e 62% possuem grau de escolaridade ensino médio incompleto. Os dados revelam, ainda, os acidentes mais frequentes são no período da tarde e da noite, representando 35% dos casos, e 53% das vítimas não estavam usando equipamentos de proteção individual (EPIs).

A campanha vai continuar durante o mês de maio, como explica a psicóloga Ana Paula Bessa. “A campanha visa envolver todos os funcionários na produção de mensagens que serão entregues no dia 16, junto a uma ação educativa com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Mais do que isso, chamar a atenção do trânsito seguro para evitar mortes e sequelas de tantos acidentes que temos registrados hoje em dia”, disse.

Ana comentou que a entrega dos corações amarelos está ligada a outra campanha. “Há dois anos iniciamos a campanha “Doe Sentimentos Positivos” aqui no HFM, ação em que distribuímos corações com mensagens positivas. Então trouxemos para o Maio Amarelo essa ideia de distribuição de corações para chamar a atenção para a proteção no trânsito”, informou.

Confira AQUI toda a programação da Campanha Maio Amarelo em Campos.
AsCom

Nenhum comentário: