

Considerada a segunda melhor data para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal, o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (14), movimenta a economia de Campos com projeção de aumento nas vendas de até 15% em relação ao ano passado. A expectativa é da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), que informou que cada consumidor deve gastar, em média, 150 reais com os presentes. E os itens para presentear a mãe são variados, como perfumes e cosméticos, seguido de roupas, calçados, bolsas, acessórios, flores, jóias e bijuterias.
Nas lojas, os estoques já estão renovados e as vitrines anunciam as ofertas para atrair os filhos que querem presentear as mães. De acordo com o empresário Alfredo Dieguez, que gerencia uma rede de lojas de roupas em Campos, o fato do Dia das Mães deste ano ser no dia 14, diferente do ano passado, quando a data foi comemorada no dia 08, fez com que as pessoas tivessem mais tempo para comprar.
“A gente acredita que até o final de semana, as vendas sejam melhores que no ano passado. Por conseguir alongar um pouco a data comemorativa, já que o dia das mães do ano passado foi mais cedo. Isso vai refletir, sim, em nosso faturamento”, disse.
Além de Campos, as estimativas para o Dia das Mães também são positivas no estado. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no comércio fluminense podem chegar a R$ 1 bilhão.
— O comércio varejista é de grande importância para a economia do estado e do país. É responsável pela criação de grande parte dos empregos formais e seu aquecimento é mais um indicador da confiança de consumidores e do empresariado do setor no avanço, cada vez maior, da economia fluminense — afirma o governador Cláudio Castro.
Com a data, também tem expectativa para a mercado de trabalho. A CNC estima que o número de contratações temporárias para atender ao período de vendas para o Dia das Mães deve chegar a 1.900 empregos. Ainda de acordo com a Confederação, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu, em abril, 111,3 pontos – um aumento mensal de 2,5% em relação a março.
— O Dia das Mães é considerado a segunda principal data comemorativa do comércio quanto ao incremento nas vendas. A contratação temporária por necessidade de mão de obra em datas comemorativas é sempre importante para o mercado de trabalho, pois, muitas vezes, é uma possibilidade de efetivação — explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.
Procon Campos orienta consumidores sobre compras no Dia das Mães
Com vitrines e páginas nas redes sociais cheias de promoções nesta época, o Procon Campos, através das redes sociais, divulgou uma série de orientações aos consumidores que utilizam a internet ou vão às ruas para comprar o presente do Dia das Mães. De acordo com o órgão, algumas dicas são imprescindíveis para que não haja surpresa na hora da compra, como: pesquisar a reputação da loja em sites de confiança; comparar preços e desconfiar dos mais baratos; consultar o valor do frete e prazo de entrega; consultar prazos e condições de troca; exigir nota fiscal e política de troca.
Fonte:Fmanhã


Nenhum comentário:
Postar um comentário