sábado, 27 de maio de 2023

Grupamento Ambiental resgata nove animais silvestres em uma semana, em Campos





O Grupamento Ambiental de Campos resgatou esta semana nove animais silvestres em diferentes bairros da cidade. Foram seis gambás, uma cobra jiboia, um cágado e uma anfisbena, que é popularmente conhecida como cobra-de-duas-cabeças. Em condições normais de saúde, todos foram devolvidos para o seu habitat natural

Dos seis gambás, quatro foram resgatados no início da semana em bairros distintos. No mesmo período, uma cobra jiboia, foi encontrada no bairro de Donana. O animal estava dentro de uma residência próxima a ferramentas manuais. Ela foi devolvida a natureza, no Parque Municipal de Taquaruçu, preservando o equilíbrio ambiental.

Os resgates mais recentes foram de quatro animais silvestres, como dois gambás, um cágado e a cobra-de-duas-cabeças. Campeões de resgates pelo GAM, últimos dois gambás resgatados no Parque Santo Amaro e outro no Centro. O cágado foi resgatado em uma residência também no Centro.

- Como os cágados são animais silvestres, a sua compra e venda só é permitida em locais que possuem autorização do Ibama. Não pode capturar na natureza e criar como um pet – explica o GAM.

A Anfisbena, cobra-de-duas-cabeças, como são conhecidas, foi resgatada em frente a uma residência, no Parque São Matheus. “A orientação do GAM é para que não realizam o resgate por contra própria, solicita a presença do grupamento e mantenha o contato visual com o animal”, reforça o Grupamento Ambiental.

Para acionar o GAM, a população pode ligar para os telefones 153 ou (22) 98175-0758.
Fonte: Secom Campos

Nenhum comentário: