quarta-feira, 24 de maio de 2023

Prefeitura destaca importância da vacinação contra gripe e Covid-19

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) destaca a importância da vacinação contra gripe e Covid-19. Os imunizantes estão disponíveis em 14 polos de imunização.

Dados do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam sinal de aumento nos casos associados ao vírus influenza A e B no Brasil, sobretudo no público infantil. Já na faixa adulta, as notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão predominantemente ligadas à Covid-19, conforme os dados divulgados na última sexta-feira (19).

— Esses índices nacionais ilustram a importância da adesão dos moradores à campanha de vacinação. Nossos polos e funcionários estão mobilizados e aguardando a ida da população. Basta comparecer no ponto de vacinação mais próximo de sua residência, portando a Caderneta de Vacinação e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) — convocou o coordenador do Setor de Imunização, Cristiano de Souza. Ele relembrou que o imunizante contra a gripe está disponível para maiores de seis meses.

De acordo com o Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina contra gripe, a dose é trivalente e imuniza contra dois vírus influenza tipo A (H1N1 e H2N3) e uma cepa do tipo B.


Quanto às vacinas contra a Covid-19, a dose bivalente é aplicada em maiores de 18 anos. Ela é atualizada e protege contra o vírus original e variantes, incluindo a ômicron. Já a dose de reforço permanece indicada para maiores de 12 anos. Para a aplicação de ambas, é necessário intervalo mínimo entre as aplicações é de quatro meses.

Polos de imunização — Os 14 pontos de vacinação estão localizados em Amontado, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Santa Clara, Nova Belém e Floresta. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.

Na área central, a Clínica da Família Germano Barros Delgado abriga o Centro Municipal de Imunização (CMI) durante as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC).
AsCom

Nenhum comentário: