A prefeita Francimara Barbosa Lemos, que participou da abertura do seminário, destacou que o município é um dos que mais produz cana-de-açúcar no interior do Estado do Rio. “São Francisco é um dos municípios que mais produz cana no interior. Anualmente cerca de um milhão de toneladas de cana são colhidas nas lavouras espalhadas em nossas terras. Posso considerar que somos hoje a capital do agronegócio”, afirmou Francimara.
Os participantes do seminário foram recebidos com café da manhã, seguido da abertura do evento e palestras com seguintes temas: Mercado Futuro do Açúcar e Etanol, ministrada pelo diretor financeiro da Asflucan e da Coagro, Paulo Bastos; Trabalho Legal no Campo com o advogado Fábio Gomes de Freitas Barros; Variedades da Cana com Josil Barros Carneiro Junior que é pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar tenente-coronel Ricardo Alexandre da Cruz apresentou o Programa Segurança Rural, trabalho este que está desenvolvendo em auxílio aos produtores rurais.
De acordo com o diretor Paulo Bastos, o seminário foi uma forma de difundir as informações e tecnologias do setor. “Trouxemos para o evento as tecnologias utilizadas em outros estados, com redução de custos. A gente está procurando mais conhecimento do mercado externo, para talvez algum dia fazer exportação, melhorando o valor agregado do açúcar e do etanol consequentemente um melhor preço para cana de açúcar, pagando um valor maior ao produtor”, afirmou o diretor financeiro que foi um dos palestrantes do seminário.
O dia foi de muito aprendizado e trocas de experiência entre fornecedores, empresários e pesquisadores. Assim, antes da pausa para o almoço, os participantes foram ver de perto o plantio mecanizado no Espaço do Produtor.
“Esse foi o primeiro evento que fizemos para os produtores do município e alcançamos nosso objetivo, com a participação de mais de 150 produtores. A obrigação da associação é apresentar novas tecnologias. Estamos atrasados em relação a outros estados. Em outubro estaremos realizando um outro encontro em Campos, quando voltaremos a debater o setor” afirmou Tito Inojosa, presidente da Asflucan.
Dando prosseguimento ao seminário, a tarde foi dedicada aos avanços do setor. Os produtores puderam conhecer um drone de alta tecnologia que pode ser usado em suas propriedades, como foi demonstrado pelo especialista Léo Alves, da Agro Atlas Campos e o Talis Linhares, vice-presidente da Cromai; e sobre novas colhedoras de cana apresentadas pelo especialista em marketing e produtos da CIVEMASA.
Também receberam orientações quanto a redução de custos com uso de tecnologias e novas variedades de cana que estão sendo pesquisas pelas universidades, como, por exemplo, o processo de Adubação e Nutrição da cana foi debatido pelo Engenheiro Agrônomo da UFRRJ, Celso Bitencourt Teixeira, além de reciclagem de embalagens e herbicidas pelo agrônomo Frederico Veiga.
“A gente sabe da importância da associação que deu a oportunidade aos produtores de município. Sabemos que Campos e São Francisco detém mais de 50% de área plantada. Esperamos que esse tenha sido o primeiro de muitos encontros”, finalizou o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto.
Também estiveram presentes no seminário os vereadores Renato Roxinho, Eleno Barreto, Yara Cítnia. Representando Campos, participaram o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos, Almir Júnior, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, Mauro Silva, e o chefe de gabinete do vice-prefeito, Marcelo Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário