quinta-feira, 29 de junho de 2023

Aeroporto de Macaé tem autorização para construção de nova pista em decreto assinado por Bacellar

O decreto define que ficam declaradas de utilidade pública, para fins de supressão de vegetação em bioma da mata atlântica



Foi publicado no diário oficial desta quarta-feira (28) o decreto estadual, assinado pelo campista e governador em exercício Rodrigo Bacellar (PL), que autoriza a expansão do aeroporto de Macaé. Segundo o texto da medida, foi autorizada supressão de vegetação para a construção de uma nova pista de pousos e decolagens, com 1.410 metros de comprimento. Nas redes sociais, Bacellar afirmou que reforma da unidade terá reflexo na economia de toda região.

“Espero que Macaé e toda a nossa região desenvolva muito. Estou muito feliz e agradeço ao governador Cláudio nessa oportunidade de eu estar aqui em exercício, representando e poder assinar uma obra cuja infraestrutura que vai se colocar ali em Macaé acaba aquecendo toda a economia de toda a região, não só de Macaé. Estou muito feliz de estar aqui nessa posição hoje. Muito obrigado aos senhores. Interior forte, o Estado do Rio de Janeiro vai estar forte”, disse o governador em exercício Rodrigo Bacellar.

O decreto declara de “utilidade pública, para fins de supressão de vegetação em bioma da mata atlântica e intervenção em área de preservação permanente, as obras relativas ao empreendimento”. Além da nova pista, a unidade terá a implantação de Áreas de Segurança de Fim de Pista, com 90 metros quadrados, em ambas as cabeceiras da pista, e a extensão das três taxiways existentes, interligando a pista ao pátio de aeronaves existente, que sofrerá extensão de 10.000m².

“Hoje estamos vivendo um momento muito importante para todo o estado do Rio de Janeiro, mas principalmente para o nosso interior. Estamos aqui com o nosso governador em exercício, deputado Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia, hoje como governador do nosso estado. Meu amigo, meu irmão, deputado da cidade vizinha de Campos. Estamos aqui com nossos representantes da Zurich, que o presidente governador em exercício acabou de assinar o decreto aonde vai poder ser feita a tão sonhada expansão do aeroporto do município de Macaé”, afirmou o deputado macaense Chico Machado (SD).


Aeroporto de Macaé deve retomar atividades em 10 meses

Com voos comerciais suspensos desde o início de junho, a administração do Aeroporto de Macaé espera fazer a retomada em 10 meses. A novidade foi anunciada no dia 14 de junho, pela concessionária do aeroporto, a Zurich Airport Brasil, responsável pela gestão e modernização da base aérea macaense, que recebe atualmente R$ 220 milhões em investimentos.

A concessionária se articulou para liberar a pista antiga em 10 meses, enquanto a nova é construída e deve ficar totalmente pronta em 2025. As obras já começaram no dia 1° deste mês. A administradora suíça, gestora do Aeroporto de Macaé desde 2019, decidiu ampliar o investimento na construção, permitindo a liberação da pista já existente, para operar voos em tempo recorde. Já a nova pista, quando pronta, terá mais de 1.400 metros de comprimento e capacidade de receber pousos de aviões de grande porte.

O Aeroporto de Macaé responde hoje por 55% das operações offshore do país, principalmente nas Bacias de Campos e de Santos. Esse percentual representa um aumento de 120% desde que a Zurich Airport Brasil assumiu o aeroporto. Durante a obra, a movimentação de helicópteros será feita na parte da pista que não estará ocupada com o novo empreendimento.
Fonte:J3News

Nenhum comentário: