quarta-feira, 21 de junho de 2023

Árvores do Cais da Lapa, em Campos, são derrubadas pela Defesa Civil; frequentadores se queixam

De acordo com o serviço da Prefeitura Municipal, as árvores estariam comprometendo a estrutura de concreto do local

POR OCINEI TRINDADE
Árvores foram cortadas pela Defesa Civil, no Cais da Lapa (Fotos: Ocinei Trindade)

A paisagem do Cais da Lapa está sendo alterada com a pintura de paredes do dique. Trata-se do projeto de revitalização da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Aos poucos, o colorido vai tomando conta do espaço que será destinado às atividades culturais e de lazer. No entanto, uma ação chamou à atenção de frequentadores do lugar Árvores que ficam em um trecho do Cais da Lapa estão sendo cortadas e retiradas. O governo municipal alega que há necessidade, pois há exemplares comprometendo a estrutura de concreto. A derrubada de algumas árvores gerou incômodo e insatisfação de pessoas que frequentam o local.
Defesa Civil faz o corte e retirada de árvores às margens do Rio Paraíba

Há tempos que o casal de namorados frequenta o Cais da Lapa, em Campos. Ana Carolina Souza e Caio Barreto se surpreenderam quando chegaram ao local nesta terça-feira (20) e viram a retirada de algumas árvores. Em 2017, missionários redentoristas criaram o Bosque Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Antes, muitas árvores cresceram natural e desordenadamente às margens do Rio Paraíba do Sul, ao longo da mureta que margeia a Curva da Lapa.
Parte do Bosque criado por missionários em 2017

“Não sou a favor do corte das árvores. Elas fazem parte de nosso meio ambiente. O planeta já não está muito bom, com camada de ozônio comprometida. Se a gente pode fazer algo para ajudar, como cuidar da água árvores, combater o lixo, já é alguma coisa. Em vez de tirar, deveriam plantar mais árvores. Acho que poderiam limpar sem desmatar”, diz Caio.
Caio Barreto e Ana Carolina Souza são contrários ao corte das árvores

Ana Carolina também se diz contrária à remoção das árvores da área do Cais, no bairro da Lapa.

“É preciso preservar a natureza. Achei destrutivo. A cidade tem muitos prédios e uma quantidade grande de pessoas. A gente não consegue mais sentir aquele ar fresco. Quando vamos para a roça, percebemos a diferença ao respirar. Uma pena essa retirada das árvores”, comentou.
Revitalização do Cais com pinturas coloridas

A Secretaria de Defesa Civil informou por meio de nota que a ação de remoção das árvores tem apoio da Secretaria de Serviços Públicos. “O objetivo foi para suprimir as árvores que estavam enraizadas na estrutura de concreto e que, de acordo com o laudo técnico da secretaria, poderiam causar danos à estrutura”, resumiu.
Vista do Cais da Lapa, em Campos
Fonte:J3News

Nenhum comentário: