segunda-feira, 17 de julho de 2023

Secretaria de Estado da Mulher leva campanha contra assédio ao Festival de Inverno Rio

Equipe de segurança do evento recebeu informações sobre protocolo da ação "Ouviu um NÂO? Respeite a decisão"

A Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) levou orientações e seu protocolo de ação em grandes eventos para a equipe de seguranças do Festival de Inverno Rio, que está acontecendo neste fim de semana na Marina da Glória. A iniciativa faz parte da campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão”.

“O protocolo criado pela SEM-RJ tem orientações que visam garantir mais segurança às mulheres para que elas possam curtir o show sem serem importunadas ou agredidas”, diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

A ação, que vem sendo realizada em parceria com grandes eventos no estado do Rio de Janeiro, inclui orientações e recomendações, que vão desde a iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, divulgação de canais de ajuda para mulheres em situação de emergência, à forma como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressões e importunações.

Nesta sexta-feira, uma equipe da Secretaria de Estado da Mulher, que inclui psicóloga, assistente social e advogada, atuou na abertura dos portões do Festival de Inverno Rio, orientando como buscar ajuda em caso de assédio ou violência e distribuindo material informativo, adesivos e ventarolas. O material leva o QRcode para baixar o aplicativo Rede Mulher.

O app Rede Mulher pode funcionar em modo camuflado, para evitar que o possível agressor veja e impeça um pedido de socorro. No aplicativo, a mulher pode acionar o botão de emergência diretamente com o 190, fazer um registro de ocorrência on-line, se informar como solicitar medida protetiva, consultar a lista de centros de atendimento à mulher e registrar até três pessoas que são alertadas em situação de emergência. 
Fonte: Terceira Via

Nenhum comentário: