domingo, 13 de agosto de 2023

Atleta vai atravessar a costa brasileira em uma canoa

Flaviá Picon definu desafio pessoal para 2024 quando completa 50 anos

POR CLÍCIA CRUZ
Preparação | Para cumprir desafio, Flaviá Picon vem intensificando os treinos

Ela começou a praticar canoagem há um ano e meio, a convite de uma amiga e na primeira remada já se apaixonou. No ano em que completa 50 anos Flaviá Picon vai enfrentar um dos maiores desafios da sua vida: atravessar todo o litoral brasileiro dentro de uma canoa e, para isso, vem intensificando sua rotina de treinos. Secretária de Ensino Superior de Macaé, a atleta divide seu tempo entre o trabalho, a família e a prática do esporte.

Amante de atividade física desde a infância, Flaviá fez ballet clássico e, inclusive, é professora formada, além disso, sempre foi praticante de natação, mas compreende que encontrou na canoagem o seu lugar. “A canoa me trouxe foco, clareza. Sabe quando você esquece tudo e consegue focar somente naquele momento? A canoa me trouxe isso, o mar tem isso. Às vezes, ele está calmo, às vezes, a gente está mais agitado e, quando você está num mar mais duro, mais difícil, é quando as ondulações exigem que você tenha mais concentração. A canoa me trouxe esse foco maior, de vislumbrar o objetivo e só parar quando concluir. Eu sou uma pessoa que tem características determinadas, mas o esporte potencializou isso, me deu mais clareza e mais segurança pra ser quem eu sou, pra me colocar frente ao mundo, frente aos desafios e essa é a grande beleza, quando a gente se encontra num lugar em que a gente se reconhece enquanto indivíduo”, ressalta a atleta.

Flaviá vai completar 50 anos em 2024 e diz que esse é um dos motivos que a fizeram decidir embarcar nesse desafio pessoal: “Com certeza esse marco me fez desejar fazer alguma coisa pra mim, que eu estivesse comigo mesma, imagina se minha vida terminasse hoje: Eu queria olhar pra trás e ficar feliz com algumas coisas que eu realizei pra mim. Essa busca pelo autoconhecimento vem pautando boa parte da minha vida, ela está cada vez mais latente”, diz.

Para conseguir atravessar os 8 mil km da costa brasileira, numa viagem que deve durar cinco meses, Flaviá está intensificando sua rotina de treinos. Ela vem remando seis vezes por semana e tem a mentoria de uma técnica, a atleta Dayone Rossi, campeã mundial de canoa havaiana. Além disso, ela conta com acompanhamento nutricional, psicológico e está praticando musculação.

A atleta conta com total apoio da família para executar o desafio. O marido, Ludovico Felipeli foi quem a presenteou com uma canoa, para que ela pudesse treinar dentro do tempo que tem disponível. O pai de Flaviá também foi remador, e chegou a participar de competições internacionais pelo Clube de Regatas Vasco da Gama e colecionou vitórias, mas foi no ambiente de trabalho que ela acabou se interessando pela canoa: “Foi a partir do convite da minha amiga Ana Paula Aguiar que eu decidi conhecer o esporte, já havia recebido outros convites, mas não havia me interessado antes, mas quando ela me chamou, alguma coisa me disse: vai! E eu fui e não parei mais”, relata.

Durante a semana, os treinos de Flaviá duram no máximo uma hora e meia, e no fim de semana, ela chega a ficar até quatro horas na água.

Nascida no Rio de Janeiro, Flaviá chegou a Macaé em 2008 e se apaixonou. Foi quando se decidiu que era ali que queria continuar morando com sua família. Em 2022, recebeu o Título de Cidadã Macaense. “Eu hoje sou macaense também e sou muito grata por esse município ter me acolhido tão bem e ter me dado tantas oportunidades, a mim, ao meu marido e aos meus filhos Eloá e Gael. Eu agradeço e continuo agradecendo, principalmente porque foi aqui que eu descobri a canoa e o mar”, finaliza.

Para se comunicar com a família, Flaviá pensa em equipar a canoa com algum dispositivo que capte energia solar, para que ela possa recarregar os equipamentos, como telefone celular, já que nem em toda praia que ela vai atracar vai encontrar infraestrutura. Ela também pretende postar nas redes sociais detalhes, fotos e vídeos da travessia.
Fonte:J3News

Nenhum comentário: