quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Capacitação profissional é promovida pela Saúde de Campos na campanha Agosto Dourado

Centro de Referência e Tratamento da Mulher realizou ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno

Reunião da Secretaria de Saúde de Campos (Divulgação)

Encerrando a programação do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), promoveu uma capacitação na terça-feira (29), na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), para profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), psicólogos, dentistas e estudantes de Medicina e Enfermagem.

Das 8h às 12h, três palestrantes, a médica obstetra Kathelyn Ferreira Cordeiro, o assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Marco Antônio Vieira, e a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC), Fabiana Passos, abordaram o tema “Direitos da Mãe Trabalhadora”.

Dentro do Agosto Dourado, o Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) também realizou ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde das gestantes e das crianças. Nesse mês de agosto, uma equipe de dentistas do programa “Portas Abertas”, do Departamento de Odontologia, buscou orientar sobre a amamentação e a importância do pré-natal odontológico, já que, durante a gestação, preconiza-se o mínimo de três visitas ao dentista.

Segundo a diretora do Centro, a assistente social Alessandra Crespo Rosa, há quatro meses que a equipe do “Portas Abertas” vem atuando junto às gestantes do CRTM. “Além de informações, há o atendimento ambulatorial, onde os filhos dessas mulheres também recebem acompanhamento e, se necessário, encaminhamento para o Departamento de Odontologia, que funciona na secretaria de Saúde”.

No evento promovido na Faculdade de Medicina, a coordenadora do PAISMCA, Rayssa Gonçalves Machado, ressaltou que, embora tenha havido uma melhora significativa nas consultas de pré-natal, o município vem trabalhando para melhorar a qualidade do atendimento com ações como a de hoje, que foi de capacitação profissional. “Queremos que os profissionais que estão na ponta saibam, por exemplo, da importância da gestante realizar, pelo menos, seis consultas durante o pré-natal”, disse. O PAISMCA é vinculado à Diretoria de Atenção Básica e à Diretoria de Programas Especiais da Secretaria de Saúde.

Já a coordenadora do Banco de Leite Humano do HPC, Fabiana Passos, falou sobre a iniciativa do Ministério da Saúde de criar salas de amamentação em postos de saúde para apoiar mães trabalhadoras. “A partir de agora, as salas farão parte dos projetos de construção das Unidades Básicas de Saúde”, explicou Fabiana, ressaltando que um projeto piloto do Governo Federal está em fase de implantação desses espaços em unidades já em funcionamento nos estados do Pará, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Paraná.

A medida foi anunciada em julho deste ano. Ao implementar as salas nas UBS, que estão mais próximas do local de residência e trabalho, as mulheres terão acesso a local apropriado para retirar, armazenar o leite e receber apoio para dar continuidade à amamentação, segundo o Ministério da Saúde.

Fonte: Secom/PMCG

Nenhum comentário: