quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Solenidade marca os 132 anos de Fundação da Associação Comercial e Industrial de Campos

A cerimônia reuniu empresários, autoridades e membros da diretoria da associação

Foto: Josh

Uma solenidade realizada na noite desta quarta-feira (9), marcou os 132 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). Nesse período, a entidade manteve sua atuação em defesa da classe, realizando campanhas sociais e participando dos principais eventos econômicos da região. O presidente Fernando Loureiro recebeu convidados no auditório da entidade, no Edifício Ninho das Águias, para a comemoração, que também contou com uma bênção presidida pelo Bispo Católico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan,

Segundo Loureiro, há muito que se comemorar, pois a Acic, em parceria com outra entidades sociais, tem contribuído para que a sociedade campista evolua, com projetos, propostas e ações concretas para movimentar a economia da cidade.
Foto: Josh

“Durante todo esse um ano, fizemos 296 incursões, entre ações junto ao Legislativo, ao Executivo e às entidade que nós participamos, como o hospital Ferreira Machado, promovendo coleta de sangue aqui na Praça. E é nessa tônica que a gente quer continuar, trazendo para a cidade o que ela precisa e fazer com que ela evolua, cresça e se desenvolva economicamente, socialmente, porque a gente precisa pensar no bem maior”, disse o presidente da Acic.

Durante a bênção, Dom Rifan destacou que os ensinos da fé precisam ser colocados em ação no dia a dia das empresas de forma prática, gerando apoio mútuo entre as pessoas, riquezas e bem-estar para as empresas e a população.
Foto: Josh

“A população católica se sente honrada e agraciada, porque o progresso é uma benção de Deus e nós queremos isso. Tanto o crescimento do comércio quanto da indústria, que geram empregos. O melhor programa social é o emprego e o trabalho. E é intenção da igreja que todos tenham trabalho para a manutenção da vida de sua família. Por isso, eu acredito que a Acic tem um papel muito importante para a sociedade e a Igreja dá todo seu apoio”, destacou Dom Rifan.

Também participaram da solenidade, entre outras autoridades, o comandante do 8° Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Ricardo Albuquerque da Cruz, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva – representando o Prefeito Wladimir Garotinho, e o vereador Raphael Thuin, representando a Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes.
História

Em 9 de agosto de 1891, um grupo de empresários campistas criou a Acic, com o objetivo de lutar pelo desenvolvimento econômico regional e buscar melhorias constantes para os setores produtivos. Seu primeiro presidente foi o comerciante e empresário Francisco José Rodrigues. Naquele período, de acordo com registros da página da entidade na internet, Campos vivia sua vocação para a vanguarda, era a quarta cidade do país em população, com 105.534 habitantes em 1890. Segundo maior produtor de açúcar do país, o município ostentava mais uma marca: renda per capita superior à média brasileira, além de uma grande desigualdade social.

Criada para exercer função associativa e principalmente aguerrida defensora dos interesses dos comerciantes, pequenos industriais, usineiros e até lavradores, a Associação Comercial de Campos (ACC), ainda sem incorporar o setor industrial, logo compraria da família Paula Barroso “o mais belo prédio instalado na Praça São Salvador”, mesmo endereço em que hoje funciona a sede. A diretoria adquiriu o imóvel por 25 Contos de Réis e antes de se instalar, em abril de 1895, promoveu reformas. “Já nos primeiros anos do novo século a associação define sua vocação de entidade classista combativa, que fomentou, em toda a sua trajetória de lutas, ideias e interferências de cunho comunitário”, ressalta em comunicado oficial.
Fonte :J3News

Nenhum comentário: