POR NELSON NUFFER (ESTAGIÁRIO)

A cidade de Campos dos Goytacazes sediará o Simpósio de Genética do Norte e Noroeste Fluminense. O evento está sendo idealizado pelo Laboratório de Genética XY Diagnose e pelo Instituto do Câncer do Norte Fluminense e será a primeira edição, com foco completo no tema que cada vez mais está presente em todas as áreas da saúde. O Simpósio está programado para o dia 22 de setembro, no Hotel Promenade Soho.
Com programação dividida em cinco módulos: “Oncogenética”, “Patologia Molecular, “Pediatria/Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, “Painéis na Prática Clínica” e “Obstetrícia”o evento terá mais de 20 palestras e painéis com profissionais de diversas áreas e diferentes cidades, estados e instituições, para compartilhamento e aprimoramento de técnicas da área genética.
Um dos organizadores do evento, o médico Gustavo Drumond, oncologista clínico do Grupo IMNE e oncogeneticista do Laboratório XY Diagnose destaca que há carência de eventos deste porte na região. “Sem dúvida, o evento será um divisor de águas, permitindo que os profissionais de saúde e estudantes tenham acesso a informações relacionadas à genética.”O médico defende que os estudantes de saúde “tem que estar sempre atualizados e complementando a formação na área, pois, infelizmente, ainda não existe uma abordagem ampla da genética em diversas graduações. Ou seja, este evento, assim como outros que vierem em sequência, pode preencher uma lacuna na formação dos profissionais de saúde”, destaca.
Médicos, estudantes e profissionais da saúde interessados podem conferir a programação completa do Simpósio de Genética do Norte e Noroeste Fluminense e se inscrever de forma online por meio do site Sympla, que pode ser encontrado nas redes sociais do Laboratório de Genética XY Diagnose.

Os avanços da genética médica
Para Drumond, “estamos na era da medicina de precisão. Existem diversos testes genéticos que auxiliam na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças.” Sobre a sua área de especialização, comenta: “em relação ao câncer, o salto da incorporação de testes genéticos nos últimos anos foi gigantesco. Podemos pesquisar mutações no tumor ou no sangue dos pacientes que nos auxiliam a definir o melhor tratamento para cada caso, ou seja, uma terapia personalizada e individualizada. As aplicações clínicas da genética contemplam uma ampla gama de doenças como Câncer, Neuropatias, Cardiopatias, Doenças infecciosas, entre outras”, afirma.
O especialista lembra, ainda, que para Campos e região, já existe um suporte dessas aplicações clínicas. “No laboratório XY Diagnose , temos um portfólio completo de exames genéticos para a prevenção , diagnóstico e tratamento de diversas doenças semelhantes aos grandes centros do Brasil e do Mundo”.
Fonte:J3News
Nenhum comentário:
Postar um comentário