quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Ministério Público do Rio de Janeiro divulga cartilha antirracismo

Texto explica de forma didática como o MP atua diante de comportamentos racistas e casos de crimes de racismo

Ato antirracista em Campos dos Goytacazes (Ilustração/Arquivo)

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”. No mesmo sentido da declaração da filósofa Angela Davis, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) lançou na quarta-feira (4) uma cartilha que tem como principal objetivo abordar um tema muito importante e necessário: a luta antirracismo.

Escrita de forma clara e acessível, a publicação ‘Ministério Público no enfrentamento ao racismo’ destaca a importância do respeito e da igualdade entre as pessoas. “Nós, membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, estamos comprometidos em garantir que todas as pessoas sejam tratadas com igualdade e respeito, independentemente da cor da sua pele”, diz a introdução da cartilha elaborada pela Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDH/MPRJ) e demais estruturas que a integram.

O texto explica, de forma didática, como o Ministério Público atua quando tem notícia sobre comportamentos racistas e nos casos de crimes de racismo. O leitor também aprende a identificar um ato racista, como denunciá-lo e combatê-lo. Tem acesso ainda a informações sobre as leis de combate ao racismo e de conceitos ligados ao tema.

Para enriquecer o aprendizado, a cartilha traz informações sobre algumas personalidades negras importantes na história do Brasil, pessoas que lutaram e ainda lutam pela igualdade racial. Nas últimas páginas, o leitor encontra dicas de filmes e livros que tratam do tema.

Acesse aqui a cartilha.
Fonte:J3News

Nenhum comentário: