segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Redução da semana de trabalho pode trazer resultados positivos à saúde?

Segundo psicóloga, medida traria benefícios para a saúde mental do trabalhador

Qualidade de vida | Foco na saúde mental do trabalhador

Testada em diversas partes do mundo, a semana de quatro dias de trabalho chegou ao Brasil neste ano. A medida afetaria diretamente a qualidade de vida e, por consequência, a saúde mental do trabalhador, segundo a psicóloga Nilvia Coutinho. Estratégia é fruto de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz teses globais sobre a carga horária reduzida, e a brasileira Reconnect Happiness at Work.

De acordo com o último relatório organizado pelo International Stress Management Association (Isma-BR), em 2021, o Brasil chegou ao 2º lugar no ranking mundial de países com mais casos de Síndrome de Burnout.

“A gente só perde para o Japão. Esse é um contexto que só tem se agravado nesse período pós-pandêmico, em que a gente faz tudo, o tempo todo. Há o Burnout, mas também existem inúmeras outras doenças que são incapacitantes, porque um trabalho excessivo, por exemplo, ou um ambiente de trabalho nocivo, pode levar a crises de ansiedades leves e, até mesmo, uma depressão grave”, explica a psicóloga.

A Síndrome de Burnout é caracterizada como uma doença ocupacional reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, trata-se de um distúrbio emocional, que confere um quadro crônico de esgotamento, como explica o Ministério da Saúde. A doença apresenta sintomas de exaustão extrema provenientes de situações de trabalho desgastantes.

Melhorar a qualidade de vida é uma saída para esta situação, conforme analisa a psicóloga Nilvia Coutinho. Segundo ela, é importante investir tempo em realizar atividades prazerosas e cuidar de si em todos os âmbitos possíveis.

“A melhora da qualidade de vida só pode ser feita de uma forma. Na verdade, é uma tríade. Eu vou cuidar da minha saúde – usando o conceito de saúde da OMS, que é a saúde enquanto biopsicossocial. Então seria: fazer exercício físico, que não é só ir pra academia e puxar 100kg, porque a ideia não é essa. A ideia é se sentir bem, suar, transpirar, e aí produzir uma série de hormônios que vão gerar benefícios. Também comer bem e se encher de nutrientes que farão bem, com menos refinados, principalmente. E cuidar da cabeça. E quando coloco ‘cuidar da cabeça’, vai desde fazer terapia a ter uma vida social. É importante que o ser humano se socialize, porque nasceu para viver em grupo, em sociedade”, pontua.

4 Day Week

A semana com quatro dias de trabalho entra nesse contexto e está sendo adotada em todo o mundo, em uma tentativa de melhorar a produtividade e o bem-estar no local do trabalho. É o que detalha a própria pesquisa, que é uma iniciativa que chegou ao Brasil neste ano. O experimento sobre o impacto da jornada de trabalho semanal de quatro dias já teve início no país, em junho deste ano, e segue até dezembro.

A plataforma deu acesso à mentoria para as empresas que tivessem interesse em participar do experimento no Brasil, com início no mês passado. O modelo implementado é do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalho 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover (rotatividade) serão os fatores avaliados ao final do experimento. A metodologia da iniciativa foi elaborada pela universidade americana Boston College.

Em análise, a psicóloga diz que esse método de trabalho seria muito positivo, se implantado de forma efetiva em todas as empresas, porque haveria mais tempo de descanso, para estar com pessoas queridas, realizar atividades benéficas, levando a vida para além do trabalho. De acordo com Nílvia Coutinho, a pessoa profissional só existe porque há toda uma estrutura que compõe a pessoa por completo, que precisa estar bem. Para ela, o cuidado precisa ser como um todo, sem dar a principal ênfase ao trabalho.
Fonte: J3News

Nenhum comentário: