quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Análise do IFec RJ mostra que o estado teve o melhor resultado do país

O Rio de Janeiro registrou aumento de 3,1% em relação a agosto

Centro comercial de Campos dos Goytacazes (Ilustração)

Análise do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de setembro de 2023, do IBGE, mostra o estado do Rio registrou aumento de 3,1% em relação a agosto, na série com ajuste sazonal. Além disso, o índice apresentou crescimento de 7,1% ante setembro de 2022.

Em relação a setembro de 2022, as categorias com variação positiva no estado foram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (13,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,7%) e combustíveis e lubrificantes (6,1%).

“A atividade de hiper e supermercados têm apresentado ganhos consecutivos desde julho deste ano, devido ao aumento do poder de compra das famílias em relação à alimentação no domicílio. Assim, seu crescimento e maior peso na composição do índice estimulam o comércio varejista a permanecer no campo positivo, mesmo com o desempenho mais modesto em outras atividades. O Rio de Janeiro apresentou a segunda maior alta interanual da atividade (13,3%), além de ter apresentado crescimento interanual do saldo de contratações de trabalhadores formais superior ao nacional, segundo dados do CAGED. Com isso, o resultado do comércio varejista fluminense foi o maior de todo o país (3,1%). Para os próximos meses, espera-se que um consumo mais amplo ganhe força a partir da melhora nas condições financeiras das famílias, tanto através do programa Desenrola Brasil quanto da suavização dos efeitos da política monetária restritiva”, explica o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.

No país, o volume de vendas do comércio varejista avançou em setembro, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio. O índice registrou aumento de 0,6% em relação ao mês de agosto. Além disso, o índice apresentou crescimento de 3,3% ante setembro de 2022.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário: